Consultora de imagem dá dicas para incorporar a estampa ao guarda-roupa, seja com sutileza ou ousadia, e como adaptar o estilo ao ambiente profissional
Por Jessica Coutinho
Animal print é uma das estampas clássicas que, de tempos em tempos, ganha mais destaque. Em 2024, ela voltou com tudo. Marcas nacionais e internacionais investiram pesado em roupas e acessórios com a estampa.
Seja de oncinha, vaca ou zebra, é provável que você já tenha visto uma vitrine que tenha produtos com essa pegada. Para quem tem vontade de entrar na trend, mas não sabe exatamente como usar, a consultora de imagem Jani Valença compartilha algumas dicas.
Primeiro é importante saber se você gosta e quer incorporar as estampas animais no seu guarda-roupa ou apenas quer seguir a moda. “Moda é sobretudo uma forma de expressão, então só use aquilo que sente confortável e que realmente combina com seu estilo pessoal”, inicia.
Uma boa dica é começar a incorporar pequenos elementos aos seus looks. “Cinto, sapatos, bolsa, óculos, lenço…são detalhes que acrescentamos no look! Fica mais discreto pra quem quer começar a usar a estampa e tem medo.”, diz a consultora
Para quem tem dúvidas sobre combinações, tons neutros – como preto, branco e marrom – costumam ser opções coringa que vão bem com quase tudo. “Para quem quer ousar mais, vinho, verde, fúcsia, amarelo, mostarda. Lembrando que a cor, pode estar só nos acessórios ou na peça de roupa.”, explica Jani.
Ver essa foto no Instagram
Se engana quem acredita que estampas são proibidas no ambiente coorporativo, A chave é escolher uma peça de destaque e manter o restante mais básico. Por exemplo, usar uma blusa de oncinha com uma calça pantalona preta ou uma bolsa com estampa de zebra e um look all black.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, Jani alerta sobre a importância de se sentir à vontade com a escolha. “Se olhar no espelho e perceber que aquela estampa não tem nada a ver com você, não use! Vai gastar dinheiro de forma errada. Já é uma estampa que chama atenção. Então, se atente aos acessórios (fica ótimo com acessórios dourado) e tenha cuidado com as texturas, pois informação demais pode prejudicar o look. Uma peça pode comprometer a outra.”, enfatiza.