26.1 C
Vitória
sexta-feira, 3 abril, 2020

EUA dão informações à Ucrânia sobre queda de avião

Leia Também

Número de casos de covid-19 sobe para 7.910 e mortes chegam a 299

Nas últimas 24 horas, foram 58 novas mortes. O resultado é o maior série histórica. Quanto ao perfil das vítimas, 58% eram homens e 42%, mulheres.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Governadores do Sul e Sudeste cobram ações econômicas à União

Representantes legam queda em suas arrecadações e demandam do Governo Federal uma maior ação pelo fato da maior parte dos tributos serem destinados a União.

Ales: Fundo de Aval em pauta na segunda sessão virtual

Projeto de Lei autoriza o Estado a aportar R$ 100 milhões em Fundo Privado de Aval que será operado pelo Bandes. Outras quatro prostas também serão votadas.

O material da caixa preta do avião começará a ser analisado nesta sexta-feira (10)

A novela “Irã – Estados Unidos” parece não acabar. O país norte-americano entregou, nesta sexta-feira (03), informações importantes relacionadas à queda do avião no Irã ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

A queda do avião ocorreu na quarta-feira (08), e deixou 176 mortos. Zelenskiy solicitou que os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido apresentassem evidências que comprovassem que a aeronave foi alvo de um míssil.

As evidências são grandes, mas ainda não foi confirmada. O premiê canadense, Justin Trudeau, afirma que fontes de inteligência garantem que os mísseis são iranianos, mas dependem da confirmação. Cerca de 63 passageiros que estavam no avião eram canadenses, e 138 deles estavam com destino final o país.

“Temos inteligência de várias fontes, incluindo nossos aliados e nossa própria inteligência. As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional”, disse Trudeau.

Já o premiê britânico, Boris Johnson, destacou que “existe agora um conjunto de informações de que o voo foi abatido por um míssil terra-ar iraniano. Pode ter sido não intencional “.

As vítimas da queda do Boing 737-800. – Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Fontes oficiais disseram à imprensa norte-americana que as autoridades têm um “alto nível de confiança” sobre os fatos, mas acreditam que a ação foi acidental.

Análises

As caixas pretas do Boing 737-800 foram para a análise nesta sexta-feira (10). Elas foram encaminhadas ao laboratório do aeroporto Mehrabad. De acordo com o G1, o chefe do Conselho de Investigação de Acidentes da Organização de Aviação Civil do Irã, Hassan Rezaeifar, pedirá ajuda a outros países, caso não sejam feitas as identificações do material.

Uma autoridade iraniana também disse à agência Reuters um representante do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, sigla em inglês) foi convidado a participar da investigação. A fabricante da aeronave, a Boeing, também afirmou que apoiaria o NTBS no inquérito, bem como o Conselho de Segurança no Transporte do Canadá.

Além disso, conforme as normas internacionais, os países cujos passageiros estavam dentro da aeronave devem acompanhar o procedimento. São eles: Irã, Canadá, Ucrânia, Afeganistão, Suécia, Reino Unido e Alemanha.

Entenda o caso

Um avião ucraniano caiu em Teerã, no Irã, na quarta-feira (08) quando retornava ao aeroporto da cidade logo após a decolagem por causa de uma pane. Testemunhas disseram que ele pegou fogo antes de cair, segundo um relatório inicial da autoridade iraniana de aviação civil divulgado nesta quinta-feira (9).

As 176 pessoas que estavam a bordo são do Irã, Canadá, Ucrânia, Afeganistão, Suécia, Reino Unido e Alemanha.

*Da redação, com informações da Agência Brasil e G1.

Leia Também:
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Vida Capixaba

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!
Continua após publicidade