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sábado, 20 abril, 2024

Conheça ferramenta que fará sua empresa crescer

Ferramenta colabora para análise de conjuntura para abertura, manutenção ou crescimentos de negócios

Imagine planejar um negócio sem considerar que haverá uma mudança de governo. Imagine não considerar que as famílias estão mudando. Imagine não observar os avanços tecnológicos, de acessibilidade, novos materiais, produtos e serviços.

Sem essas considerações em um planejamento, seja de um novo negócio ou de um negócio existente, as chances de errar são grandes. Pois, da nossa perspectiva, não há como controlar o que acontece no ambiente externo. Ao contrário, tudo que acontece nele, além de não podermos mudar, impacta diretamente no nosso negócio e na nossa vida.

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Mas, como fazer essa avaliação, se acontece tanta coisa no mundo ao mesmo tempo, e não conseguimos sequer ficar totalmente informados?

Pois bem, para fazer uma boa análise precisamos considerar quatro vertentes principais: a política, a econômica, a sociocultural e a tecnológica. Para facilitar essa análise é indicado o uso da ferramenta PEST (que existe há muito muito tempo), mas, ainda assim, poucos empreendedores e empresários recorrem de forma efetiva.

A análise do ambiente externo é um exercício que gera uma percepção do impacto que o cenário conjuntural pode exercer no nosso negócio, produto ou serviço, e, obviamente, dá pistas de como fazer para aproveitarmos as oportunidades e combatermos as ameaças (ou transformá-las em oportunidades).

Então, vamos lá saber o que devemos considerar na análise do ambiente externo:

Ambiente político

Nesse ambiente devemos ficar atentos à influência que os governos e suas regulamentações exercem no nosso negócio (e na nossa vida). É importante considerar o âmbito federal, estadual e municipal. É importante também se atentar para entidades de controle como conselhos, agências reguladoras, etc.

É importante analisar, também, se as condições atuais podem mudar. Recentemente, ocorreu, no Brasil, a reforma trabalhista, e há o advento da reforma da previdência. Tais regras alteram completamente as estratégias adotadas nas empresas e podem gerar grandes oportunidades, bem como ameaças.

Alguns itens a serem avaliados:

  • Haverá eleição no próximo ano? O governo tem ou terá estabilidade?
  • Existe expectativa de mudança de legislações? Há segurança política?
  • Há normas para comércio internacional?
  • Há algum marco regulatório para meu produto ou serviço? Algum requisito legal específico?
Ambiente econômico

No ambiente econômico, há um mar de informações a navegar. Ele determina boa parte das oportunidades e ameaças para qualquer empresa. No Brasil, por exemplo, já tivemos hiperinflação, estabilidade, baixa inflação, recessão, juros mais altos do mundo, juros caindo rápido… Enfim, tivemos essas mudanças no cenário econômico acontecendo em menos de 30 anos.

É de extrema importância conseguir enxergar para onde os rumos estão apontando, quais as tendências de juros, moedas e premissas econômicas. Podem ser criadas oportunidades enormes, como também grandes ameaças à políticas de preços e processos de comercialização. Isso tudo só para começar a pensar no assunto.

Na economia, devemos considerar:

  • Como estão as taxas de juros para quem pensa em tomar crédito para investimentos?
  • Nossos clientes precisam ou têm facilidade de crédito para aquisição de nossos produtos?
  • O processo de crédito é simplificado ou complicado? Há tendência de mudanças?
  • Qual o contexto de carga tributária?
  • Como está evoluindo o Produto Interno Bruto (PIB)? Nessa questão é importante avaliar por estado/região.
  • Existe confiança na economia? Como estão os macro indicadores?
Ambiente sociocultural

Padrão, estilo de vida, gosto e comportamentos. Tudo isto precisa ser considerado na análise do ambiente social. É preciso também avaliar se poderão ocorrer mudanças de estilo de vida em decorrência de modas ou eventos específicos. Uma mostra disso foi que, no Brasil, ocorreram os Jogos Olímpicos no ano passado e isso influenciou muito o dia a dia das pessoas, bem como seus hábitos de consumo. Outra é o advento de ferramentas de uso coletivo como o Uber e a AirBNB que influenciaram o jeito como as pessoas conduzem sua vida cotidiana.

É importante que estejamos atentos às mudanças no cenário social que podem influenciar diretamente na vida e nos hábitos das pessoas. Essas mudanças podem ser influenciadas por movimentos formais ou não. Observe a grande mudança no modelo de compra das mulheres no mundo todo, influenciadas por usuárias de redes sociais e não mais propaganda comum. As marcas, atentas a isso, já estão fazendo parcerias com influenciadores e reduzindo propaganda em mídias tradicionais. Esse é um grande exemplo de mudança no cenário social que é oportunidade para alguns e ameaça para outros.

Podemos avaliar, no ambiente social, pontos como:

  • Como funciona o estilo de vida no país/região?
  • Quais os níveis de habilitação? Quais as instituições ou pessoas que influenciam a opinião pública? Qual o nível de exposição aos meios de comunicação?
  • Quais os papéis sociais das diferentes pessoas (idade e gênero)? Qual é a distribuição geográfica (gênero, estrutura etária, etc)?
  • Qual a taxa de natalidade? Qual a esperança média de vida?
  • Quais os principais hábitos de consumo? Qual a propensão à mudança? Qual o grau de adesão a novos produtos?
Ambiente tecnológico

No ambiente tecnológico, a maioria das pessoas pensa ter facilidade em analisar, afinal, é nele que mais sentimos as mudanças na pele: inovações digitais, novas ferramentas, novos jeitos do mundo interagir, entre outros.

É um engano analisar esse ambiente com superficialidade, pois nem só de inovação de equipamentos e dispositivos vive a área. Ela trata também de pesquisa e de desenvolvimento de novos materiais e novas maneiras de fazer as coisas antigas.

É importante certa capacidade de abstração para avaliar esse cenário. Pode ser destacado os estudos de inteligência artificial, que chega de mansinho e invisivelmente no cotidiano das pessoas. Essas tecnologias fatalmente absorverão muitas das atividades cotidianas e algumas de inteligência também. Esta análise PEST, por exemplo, um dia será feita automaticamente com algoritmos sociais compilados em um computador.

Mas, enquanto isso não ocorre no dia a dia da maioria das pessoas, nós, empreendedores, devemos considerar:

  • Qual o impacto da convergência tecnológica?
  • Qual o nível de automação possível no seu negócio?
  • Quais as tendências de desenvolvimento de produtos no mercado?
  • Como estão os novos modelos de comunicação?

Há também variações da PEST que avaliam, separadamente, os aspectos ambientais e os legais. Porém, os itens acima, se bem avaliados, envolverão as questões mais relevantes para identificação das oportunidades e ameaças.

Muita coisa para analisar? Esse é apenas o primeiro passo de muitos passos para concretização de um planejamento estratégico efetivo e realista. Ser bom, dá trabalho.

Para ajudar você nessa etapa, a Viabilize tem um modelo completo e de fácil utilização. O melhor: pode baixar para seu computador gratuitamente. O endereço é http://viabilize.me/blog/analise-do-macroambiente-pest-o-que-e-e-como-fazer .

Use sem moderação. Registre suas conclusões e utilize como insumo para identificar oportunidades que já existem e transformar as ameaças em novas oportunidades.

Valeria Effgen é escritora e fundadora do viabilize.app – software para desenvolvimento de plano de negócio online.

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