27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Alunos da Ufes são finalistas do Prêmio de Excelência BIM do SindusCon-SP

O evento de premiação será realizado em outubro, em São Paulo

Três alunos do Programa em Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) são finalistas do Prêmio BIM, na categoria Academia. Argeu Leonidas Maioli Pretti, Karine de Paula Bastos Santos e Marianne Cortes Cavalcante participarão da última etapa que será realizada em 25 de outubro, em São Paulo.

Criado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o prêmio é voltado para Indústria da Construção Nacional e tem o objetivo de fomentar a adoção da tecnologia Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, em toda a cadeia produtiva da construção, entidades públicas e na academia que insere a metodologia BIM nas grades curriculares para reduzir a curva de aprendizagem.

- Continua após a publicidade -

Com os estudantes concorreram empresas construtoras e instaladoras de qualquer porte; Incorporadoras, gerenciadoras e proprietários de empreendimentos; arquitetos e escritórios de arquitetura; projetistas e escritórios de projetos; estudantes, professores e pesquisadores de universidades brasileiras; instituições de ensino de nível superior; fabricantes e fornecedores de materiais e componentes de construção; órgãos e empresas públicas e gestores de empreendimentos, desde que estejam sediados no Brasil.

Os trabalhos foram desenvolvidos no laboratório de Engenharia Simultânea e Building Information Modeling (LABESBIM) e Centro Tecnológico da Ufes, tendo como orientador o professor João Luiz Calmon Nogueira da Gama.

Alunos da Ufes são finalistas do Prêmio de Excelência BIM do SindusCon-SP
A mestre em Engenharia Civil, Karine de Paula Bastos Santos, foi uma das classificadas. – Foto: Reprodução

A mestre em Engenharia Civil, Karine de Paula Bastos Santos, foi uma das classificadas e contou como é estar entre os 10 projetos mais cotados do país. “Eu acredito que mostra o aspecto inovador de meu projeto e ao mesmo tempo mostra a necessidade de se aprimorar os processos e métodos de Gestão da Manutenção de Edificações”, afirmou.

Para o professor, esse desempenho reflete a qualidade do ensino aplicado pela instituição e a dedicação dos alunos de engenharia. “Podemos observar que as principais universidades do país participaram desse prêmio. Isso é motivo de muito orgulho, pois mostra a força desses estudantes e a capacidade da nossa universidade que está entre as melhores do país”. contou.

A 3ª edição do Prêmio é uma iniciativa do SindusCon-SP e seus Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Comitê de Meio Ambiente (Comasp).

BIM

BIM (Building Information Modeling) são softwares de bases de dados, em formato digital, de todos os aspectos a considerar na edificação de um projeto, permitindo a criação de um modelo visual 3D para facilitar a visualização do resultado final do projeto em estudo. A tecnologia substitui a representação tradicional 2D e implementa visualizações de perspectivas em 3D, com informações detalhadas sobre qualquer detalhe que o utilizador queira apontar. Com a técnica, o projeto pode indicar a utilização de um material, custo, resistência e outras variáveis que não é possível prever nos modelos CAD tradicionais.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA