19.9 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Alunos da rede municipal farão exames de vista gratuitos

O programa será aplicado em sete escolas públicas da Grande Vitória e Aracruz

Para contribuir com a qualidade do aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce de problemas oftalmológicos, o Instituto Unimed Vitória, em parceria com seis prefeituras da Grande Vitória e interior do Espírito Santo, vai dar início a mais uma ação do Programa “De Olho no Futuro”.

No total, serão realizados sete mutirões de atendimentos em escolas de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Aracruz, dos dias 22 a 30 de agosto. Em cada unidade escolar, serão atendidos em média 300 alunos, sendo 150 em cada turno.

- Continua após a publicidade -

Este ano, o Programa “De Olho no Futuro” visa a atender cerca de 2,1 mil crianças de sete escolas públicas municipais. Os alunos serão avaliados por uma equipe formada por médicos oftalmologistas cooperados da Unimed Vitória e médicos residentes do curso de Medicina da Emescam.

Inicialmente, os alunos passarão por uma triagem, que identificará quantos apresentam algum tipo de problema na visão e precisarão de atendimento médico. Mais de 100 profissionais atuarão como voluntários nas ações, auxiliando os médicos na triagem das crianças. Após a consulta, então, os alunos que necessitarem de óculos receberão o acessório de forma imediata.

As consultas acontecerão nas escolas, dentro de um ônibus especial, adaptado em consultório, numa parceria com a Associação de Apoio Renovatio, instituição privada e sem fins lucrativos, de defesa de direitos sociais, e a Ver Bem, sediadas em São Paulo. O Programa também contará com a parceria da Sociedade Capixaba de Oftalmologia.

O programa

O programa “De Olho no Futuro” existe desde 2003 e já beneficiou mais de 6.300 estudantes. A partir deste ano o programa vai homenagear o médico Ubirajara Moulin de Moraes, um dos fundadores do programa na Unimed Vitória e um dos médicos mais atuantes no programa. Por ele já foram triadas mais de 50 mil crianças e prescritos mais de cinco mil óculos.

Confira o cronograma e as escolas beneficiadas

22/08 – Vitória (Bento Ferreira – EMEF Aristóbulo Barbosa Leão)
23/08 – Vitória (Itararé – EMEF Ceciliano Abel de Almeida)
24/08 – Cariacica (São Geraldo – EMEF Maria Paiva)
25/08 – Serra (Serra Dourada III – EMEF Maria Helena Baioco Vasconcelos)
28/08 – Vila Velha (São Torquato – UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira)
29/08 – Viana (Jucu – EMEF Orestes Souto Novaes)
30/08 – Aracruz (Comunidade Santa Rosa – CMEB Esther Nascimento Santo)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA