22.9 C
Vitória
domingo, 20 DE abril DE 2025

Alta temporada no ES deve atrair 2,5 milhões de turistas, aponta setor hoteleiro

“O turismo começa nos hotéis. Se não tiver hotelaria, não tem como deslanchar o turismo”, alerta Fernando Otávio Campos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (Abih-ES)

Por Kikina Sessa

Estamos na estação mais importante para o setor de hotelaria, que é o verão. Há otimismo com o movimento de turistas no Espírito Santo e uma expectativa positiva, de crescimento em relação ao verão 2023/2024, afirma Fernando Otávio Campos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-ES).

Para a alta temporada, o setor espera de 2 milhões a 2,5 milhões de turistas visitando o Espírito Santo. A maior parte, 80%, chega ao Estado pelo modal rodoviário e passa em torno de quatro a cinco dias hospedado na rede hoteleira, que tem em torno de 100 mil leitos, incluindo hotéis, motéis e pousadas.

Veja a entrevista:

 

Nesta entrevista, o presidente da Abih-ES fala sobre a necessidade de um inventário que aponte o real tamanho da rede hoteleira no Estado.

“Há uma estimativa de algo em torno de 100 mil unidades, mas é preciso ter um inventário. A gente sabe que tem 1.800 CNPJs, entre hotéis, motéis, pousadas e pequenos, sendo que 97% são micro e quase 800 deles são MEIs. Com cadastro no Cadastur são apenas 457. Ou seja, que estão totalmente regularizados, com alvarás e documentação para compor o mapa do turismo no Estado. É importante que tenhamos um inventário para traçar esse perfil e entender a dinâmica do mercado”.

Campos comentou que 70% da hotelaria do Espírito Santo estão no litoral. “O turismo começa nos hotéis, se não tiver hotelaria não tem como deslanchar o turismo”.

O número atual de leitos é suficiente, segundo ele, para o turismo que se tem hoje, mas para o turismo que o Espírito Santo precisa, não. “Precisamos investir e ampliar essa rede. Mas precisamos traduzir isso em rentabilidade para os hotéis”.

O presidente da Abih-ES disse que o gasto médio do turista no Estado é em torno de R$ 1.500, metade do que é gasto no Nordeste. Já a diária média da hotelaria de Vitória está entre as três menores do país, entre as capitais. “Nossa ocupação é alta, mas a rentabilidade é baixa”.

LEIA MAIS
Praia do Siri, Anchieta, ponto turístico do Espírito Santo. Foto: Setur/Governo do Estado Cursos: 155 vagas para quem quer trabalhar com turismo no ES - Há vagas para cursos técnicos no Ifes e cursos de qualificação no Senac em áreas como hospedagem, influência digital e negócios inteligentes
O Grande Buda de Ibiraçu foi inaugurado em 2021. Foto: Mosteiro Zen Budista Grande Buda de Ibiraçu vai ganhar praça nova; confira o vídeo - O projeto de R$ 7,1 milhão prevê, além da praça na parte posterior do Buda, paisagismo, área de convivência, iluminação e outras intervenções

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

ES Brasil Debate

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

Continua após publicidade

Diversão e Arte

Vida Capixaba