25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Alta tecnologia nos cuidados intensivos

Tratamento inédito no Espírito Santo para tratar complicações renais e pulmonares

Por Leulittanna Eller Inoch

Pela primeira vez no Espírito Santo um paciente em estado grave na UTI precisou dar início simultâneo a duas terapias de ponta para suporte pulmonar e renal: o Suporte de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e a Hemodiálise Contínua (CVVHD).

O paciente tem 66 anos de idade, é do sexo masculino, e está internado no Hospital Santa Rita tratando complicações renais e pulmonares. Segundo as equipes de Nefrologia, Medicina Intensiva e Suporte Circulatório, a oxigenação por membrana extracorpórea é uma modalidade de suporte de vida que possibilita aumentar as chances de recuperação do paciente. O tratamento simultâneo começou dia 10 de janeiro e as equipes estão confiantes na indicação dessas duas terapias como suporte ao tratamento nessa fase crítica da doença.

Marilucia Dalla, Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, informa que a utilização conjunta desses equipamentos, em um mesmo paciente, só é possível na UTI do Santa Rita, que é o único hospital no Estado que possui a tecnologia e o corpo clínico capacitado para esse tipo de procedimento.

O Santa Rita é uma instituição hospitalar filantrópica, mantida pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), cuja presidência está sob o comando da Marilucia Dalla, que conta com o administrador hospitalar Carlos Clayton Lobato na Direção Geral do Hospital.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade