Segunda edição da Jornada Antirracista promoverá debates, oficinas e apresentações culturais da identidade e a resistência da juventude negra
Por Robson Maia
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) promoverá, no dia 22 de novembro, a II Jornada Antirracista da Ales, marcando o Mês da Consciência Negra. O evento, desenvolvido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, contará com programação especial, voltada para a valorização da juventude negra e a reflexão para o combate ao racismo estrutural.
O evento deste ano traz como tema “Juventude negra no centro do debate” e será realizado em diversos espaços da Ales, a partir das 13 horas. A programação inclui oficinas, exposições, feirinha de empreendedoras e apresentações culturais, além de mesas de debate que contarão com importantes figuras do movimento antirracista e especialistas em políticas públicas para a juventude.
A deputada Camila Valadão, do Psol, é a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ales. A parlamentar explica que a Jornada tem o objetivo de fazer da Assembleia um espaço de resistência e valorização da juventude negra, que têm papel fundamental na transformação social, conforme destacou.
Entre os debates programados, destaque para a mesa sobre a Juventude Negra Viva, além de oficinas e rodas de conversa sobre políticas de cotas raciais, produção cultural no Estado e SLAM.
“Este evento é um convite para refletir sobre a importância de fortalecer a identidade e a presença do povo negro em todos os espaços. Por isso, convidamos a todos a trazerem consigo sua ancestralidade, resistência e axé, contribuindo para que a Jornada Antirracista seja um espaço amplo e diverso de diálogo e manifesto. A participação da comunidade é essencial para enriquecer este dia de reflexão e celebração da diversidade”, convida a deputada Camila Valadão.