21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Ales lança “Observatório do Legislativo” para divulgação de dados

Nova plataforma da Ales reúne informações em painéis interativos sobre legislação em vigor e proposições em tramitação

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa (Ales) lançou na última segunda-feira (24) um novo canal informativo, o Observatório do Legislativo, para divulgação de informações das atividades parlamentares e uso de recursos públicos. Segundo o presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Sem partido), as ações visam consolidar o compromisso do Legislativo com a transparência e acessibilidade dos dados públicos.

- Continua após a publicidade -

Marcelo Santos destacou que o novo canal vai promover uma maior interação entre a população e o processo legislativo.

“Todo cidadão tem direito à informação, e é nosso dever trabalhar para que essas informações cheguem de forma clara e objetiva para todos”, frisou o parlamentar que preside a Ales.

O novo canal, que já está disponível através do portal da Ales na internet, permite o acesso qualificado a informações sobre projetos em tramitação e a legislação vigente, com a possibilidade de pesquisar leis por temas, autor e ano.

Este refinamento da transparência já estava presente no site da Assembleia e também no aplicativo InterAles para o celular. O diferencial do Observatório, no entanto, é a consolidação dessas informações em painéis interativos, proporcionando uma visualização ainda mais intuitiva, fácil, com presença de gráficos que abrangem as atividades legislativas.

Reconhecida como a segunda Assembleia mais transparente do Brasil, a Ales conquistou o SELO OURO no radar nacional de transparência pública. Com um índice de 92,01% em transparência ativa, a Assembleia se destaca pela disponibilidade espontânea de dados, sem necessidade de solicitações. O índice foi compilado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com outras instituições que formam o sistema tribunais de contas e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

“Nosso objetivo é aproximar cada vez mais a Assembleia dos capixabas, e isso tem sido possível graças ao trabalho qualificado dos servidores que se dedicam diariamente para garantir a transparência e a eficácia na disponibilização das informações”, acrescentou o deputado Marcelo Santos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA