A Comissão de Agricultura da Ales e a Delegacia do Consumidor (Decon) já apreenderam mais de 80 toneladas de café irregular só este ano no Estado
Por Josué de Oliveira
Uma operação conjunta da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) apreendeu nesta segunda-feira (2), aproximadamente, uma tonelada de café irregular em supermercados no Estado.
Segundo laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), as três marcas apresentavam umidade excessiva, mistura de milho e até mofo.
“Desde o início do ano, a Comissão de Agricultura e a Decon estão empenhadas em combater a comercialização de cafés irregulares no ES.
“A presença de mofo no café coloca em risco a saúde dos consumidores. As irregularidades como a alta umidade e a mistura de milho infringem as regras da vigilância sanitária e causam prejuízo ao bolso do consumidor. Não vamos permitir que essa prática continue sendo feita em nosso Estado”, disse Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura.
Do início do ano até hoje, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor já realizaram quatro operações no Estado, sendo apreendidas mais de 80 toneladas de cafés irregulares de 10 marcas.