24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Ales: dados apontam aumento de impureza no café capixaba

Os dados sobre k café foram apresentados durante reunião da comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales)

Por Josué de Oliveira

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Celírio Inácio da Silva, esteve na Assembleia Legistativa do Espírito Santo e apresentou números que mostram aumento da impureza no café vendido no Estado.

- Continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados durante reunião da Comissão de Agricultura, na manhã desta terça-feira (22). As análises laboratoriais foram feitas pela Abic entre 2019 e 2021.

“É um mercado extremamente competitivo. Fazemos todo o trabalho para mostrar (…) a diferença de um café para o outro, não só na impureza como na qualidade”, disse Inácio.

Os dados apresentados têm relação com as ações realizadas pela Comissão de Agricultura em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon), recentemente, para recolher, nos supermercados da Grande Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, lotes de produtos com composição adulterada.

Para Janete de Sá (PMN), o aumento do valor da saca fez com que alguns empresários de má fé usassem impureza para baratear o custo. 

O mapa das impurezas do café de 2021 traz o estado de Minas Gerais na primeira colocação, seguido por São Paulo, Goiás, Bahia, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA