A lei é dos deputados estaduais Dr. Rafael Favatto (Patri) e Marcelo Santos (Podemos), respectivamente. Viana completa 159 anos nesta sexta-feira
Por Josué de Oliveira
O aniversário de emancipação política de Viana, celebrado nesta sexta-feira (23), passa a compor o calendário oficial do Estado. Com isso, o município passa a sediar simbolicamente a capital do Espírito Santo. A cidade completa 159 anos.
A lei foi apresentada pelos deputados estaduais Dr. Rafael Favatto (Patri) e Marcelo Santos (Podemos), respectivamente. Os PLs tramitaram em conjunto na Assembleia Legislativa.
Para justificar as matérias, os parlamentares lembram a data da separação de Viana de Vitória, em 1862, e destacam que aquele município deu início ao ciclo de imigração europeia no Espírito Santo. No século XVIII, pontua Marcelo, Viana tinha a maior fazenda escravocrata do litoral brasileiro.
“A contribuição cultural deixada pelos europeus pode ser sentida ainda hoje nos casarios antigos que resistem ao tempo. Os jesuítas, índios e negros também ajudaram na construção da história do município”, completa Favatto.