28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Ales busca reduzir número de leis existentes no ES

O órgão fará a análise técnica de normas existentes desde 1947 e conta com a parceria de outros poderes

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por meio da parceria com outros poderes, fará a análise técnica de mais de 17 mil normas existentes desde 1947, entre leis ordinárias, complementares, decretos legislativos, resoluções e emendas à Constituição Estadual. A intenção da ação é reduzir o número de leis, desburocratizando e garantindo segurança jurídica da legislação estadual.

Segundo o vice-presidente da Casa e coordenador do Projeto Revisa Ales, deputado Marcelo Santos (PMDB), a ideia é garantir uma administração pública mais eficiente, transparente e acessível ao cidadão, além de mostrar que há segurança legal para investimentos no Estado.

- Continua após a publicidade -

“Existem leis que já não estão mais com sua eficácia, essas precisam ser revogadas. Existem diversas leis que tratam de um tema, então nós podemos fazer a consolidação delas em uma peça só. Existe também lei que não foi aplicada porque, mesmo que sancionada, ela é completamente inconstitucional”, explica o parlamentar.

Busca-se também levar ao conhecimento do cidadão os direitos pertinentes ao dia a dia e que já têm eficácia jurídica para serem aplicados. O levantamento objetivo ainda visa a apontar questões do cotidiano que necessitam de regulação.

O primeiro passo será a separação das leis por temas como saúde, segurança ou defesa do consumidor. Feito o levantamento, o segundo passo – e o mais delicado – é a consolidação: fase que Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e sociedade civil organizada devem discutir juntos o melhor destino para cada norma (revogação, regulamentação pendente ou a própria consolidação). Pela Assembleia, o trabalho será executado pela Consultoria Temática.

O Revisa Ales prevê ainda a reunião de todas as modificações já realizadas em cada matéria para facilitar a consulta pública. Além disso, o cidadão poderá saber, por meio do número da norma final, toda a tramitação desde o texto original. Tal meta terá face com outro projeto da Casa, o Ales Digital, que virtualizará os processos administrativos e legislativos do Parlamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA