Tempestade Iba: alerta para ressaca com ondas de até 2,5 metros

Foto: Reprodução

O ciclone, que se formou na costa, poderá causar efeitos no litoral sul da Bahia e do Espírito Santo, até esta terça-feira (26)

O ciclone “Iba”, (ruim, em tupi-guarani), se aproxima da costa do município de Conceição da Barra e seu deslocamento está previsto para o sudoeste. De acordo com o alerta da Marinha do Brasil, os efeitos serão sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, até esta terça-feira (26).

O alerta foi emitido por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Segundo os órgãos, os ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podem atingir 87 km/h  em alto-mar, no setor leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação da tempestade.

Além disso, o mar ficará grosso e as ondas poderão atingir a altura entre 3 e 5 metros em alto-mar e poderá ter ressaca atingindo a costa entre Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, com ondas de até 2,5 metros, até a noite desta segunda-feira (25).

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Previsão do tempo

A semana começa com o clima instável na Grande Vitória. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira, a previsão é de chuva em alguns momentos. Na região sul, serrana e nordeste capixaba também haverá a possibilidade de pancadas de chuva. A instabilidade se dá pela presença da umidade marítima, que cobre todo o Espírito Santo.

A variação será com nuvens e a previsão de chuva a partir da tarde na Grande Vitória. A temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C. Em Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.

Na região sul, a previsão é de variação de nuvens e com possibilidade de chuva a partir da tarde. Na região serrana, o dia será de variação de nuvens e previsão de chuva a partir da tarde. E na região norte, não chove.

Na região noroeste, também não há previsão de chuva. Já na região nordeste, a previsão é de previsão de chuva em alguns momentos.

Conteúdo Publicitário