18.8 C
Vitória
sábado, 20 agosto, 2022

Tempestade Iba: alerta para ressaca com ondas de até 2,5 metros

Foto: Reprodução

O ciclone, que se formou na costa, poderá causar efeitos no litoral sul da Bahia e do Espírito Santo, até esta terça-feira (26)

O ciclone “Iba”, (ruim, em tupi-guarani), se aproxima da costa do município de Conceição da Barra e seu deslocamento está previsto para o sudoeste. De acordo com o alerta da Marinha do Brasil, os efeitos serão sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, até esta terça-feira (26).

O alerta foi emitido por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Segundo os órgãos, os ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podem atingir 87 km/h  em alto-mar, no setor leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação da tempestade.

Além disso, o mar ficará grosso e as ondas poderão atingir a altura entre 3 e 5 metros em alto-mar e poderá ter ressaca atingindo a costa entre Vitória, no Espírito Santo, e Caravelas, com ondas de até 2,5 metros, até a noite desta segunda-feira (25).

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Previsão do tempo

A semana começa com o clima instável na Grande Vitória. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira, a previsão é de chuva em alguns momentos. Na região sul, serrana e nordeste capixaba também haverá a possibilidade de pancadas de chuva. A instabilidade se dá pela presença da umidade marítima, que cobre todo o Espírito Santo.

A variação será com nuvens e a previsão de chuva a partir da tarde na Grande Vitória. A temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C. Em Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.

Na região sul, a previsão é de variação de nuvens e com possibilidade de chuva a partir da tarde. Na região serrana, o dia será de variação de nuvens e previsão de chuva a partir da tarde. E na região norte, não chove.

Na região noroeste, também não há previsão de chuva. Já na região nordeste, a previsão é de previsão de chuva em alguns momentos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade