28.3 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

Aids: Brasil tem menor mortalidade desde 2013

Neste ano, o Brasil alcançou 109 mil usuários com tratamento PrEP. A profilaxia é distribuída, de forma gratuita, pelo SUS

Em 2023, o Brasil registrou aumento de 4,5% no número de casos de HIV em comparação a 2022. No entanto, no mesmo período, a taxa de mortalidade caiu para 3,9 óbitos, a menor dos últimos dez anos, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Saúde.

No total, foram registrados 38 mil casos da doença no ano passado. A Região Norte teve a maior taxa de detecção (26%), seguida pela Região Sul, 25%. A maioria dos casos foi registrada entre homens (cerca de 27 mil). Quanto à faixa etária, os casos ocorrem entre pessoas de 25 a 29 anos de idade.

As mortes por aids chegaram a 10.338 em 2023, o menor registro desde 2013.

Segundo o Ministério da Saúde, a elevaçãogeral, saúde, ciência e tecnologia, ai de casos está relacionada à ampliação da oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

- Publicidade -

“Uma vez que para iniciar a profilaxia, é necessário fazer o teste. Com isso, mais pessoas com infecção pelo HIV foram detectadas e incluídas imediatamente em terapia antirretroviral. O desafio agora é revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas, muitas delas no último governo, bem como disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”, diz nota da pasta.

LEIA MAIS
Theodorico sugere a criação de 87 cargos comissionados em Cachoeiro Theodorico sugere a criação de 87 cargos comissionados em Cachoeiro - Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço afirmou que proposição visa otimizar a gestão e reduzir custos
O Ministério da Igualdade Racial assinou, acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia. Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo - Campanha foca em motoristas e usuários das plataformas de mobilidade

Neste ano, o Brasil alcançou 109 mil usuários com tratamento PrEP, ante 50,7 mil em 2022. A profilaxia é distribuída, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma das principais estratégias para prevenir a infecção pelo HIV.

O aumento dos diagnósticos fez o Brasil alcançar mais uma etapa para eliminar a aids como problema de saúde pública até 2030, compromisso assumido com as Nações Unidas. Em 2023, 96% das pessoas infectadas por HIV e que não sabiam da condição foram diagnosticadas.

A meta da ONU prevê que 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas; 95% delas em tratamento antirretroviral; e, do grupo em tratamento, 95% com HIV intransmissível. Atualmente, os percentuais brasileiros para esses requisitos são 96%, 82% e 95%, respectivamente, conforme o ministério. Com informações de Agência Estado

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA