23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março, 2021

Agroturismo na Serra: diversão garantida bem pertinho de casa

Nesta última publicação da série de matérias sobre os circuitos de agroturismo, você encontra um resumo de todos os convidativos Roteiros Metropolitanos de Agroturismo: Serra

Opções não faltam para quem quer sair do agito da cidade grande e desfrutar de um dia tranquilo a poucos minutos de casa. O circuito de agroturismo da Serra possui quatro rotas – Chapada Grande, Guaranhuns, Muribeca e Pitanga. Todas no interior e com diversos empreendimentos que oferecem diversão aos visitantes. Propriedades rurais onde se pode desfrutar das delícias da vida no campo. A equipe esteve em alguns desses empreendimentos para apresentar detalhes do que você pode encontrar.

Que tal um dia repleto de artesanato, pratos pra lá de saborosos feitos em fogão à lenha e um pesque pague? Pode escolher ainda passeios de pônei, cavalo ou charrete. Tem também piscina, campo de futebol, trilhas ecológicas e aluguel de sítio para eventos.

A lista de atrativos é grande. E para garantir que o local escolhido para o turismo seja encontrado com facilidade, a Secretaria de Agricultura e Pesca da Serra está empregando esforços para sinalizar todas as estradas rurais, indicando a localização dos distritos.

“Pessoalmente, estou buscando parcerias com o governo do Estado, com o secretário Octaciano Neto, para que o governo possa investir em nosso município e todo estado conheça o circuito do agroturismo serrano”, afirma o secretário da pasta, Gustavo de Biase.

Quer conhecer mais sobre o Agroturismo na Serra? Veja o vídeo e descubra!

Muitas propriedades nessas rotas vendem produtos do campo como queijos, plantas e doces, além de ter belas paisagens e proporcionar aos visitantes contato direto com a natureza. Por definição, agroturismo é um tipo de turismo realizado em casas particulares integradas em explorações agrícolas, que permite aos turistas o acompanhamento e conhecimento das atividades agrícolas. E é exatamente essa a experiência que a Serra proporciona.

Restaurantes são destaques da região. Distribuídos nas rotas, oferecem refeições em forno à lenha, com pratos típicos e únicos. Um exemplo é o Sitio Ouro Velho, no Circuito Pitanga.
No rico cardápio de comidas deliciosas, o arroz de pato, servido todo domingo com pato ao molho pardo, merece ser saboreado. Outra opção, carro chefe do restaurante, é o famoso bolinho de aipim recheado com queijo. Incrível! Ah, o aipim que eles usam para produzir os bolinhos e outras delícias é plantado lá mesmo!

Hernandes Dias (foto), morador da Serra, conheceu o Sítio Ouro Velho e volta lá sempre que pode. Para ele, é muito bom sair da cidade grande e encontrar um refúgio assim tão perto. “Uma pena que não é tão divulgado. As pessoas iriam adorar”, garante Hernandes, que ainda destaca o excelente atendimento e a comida deliciosa entre os principais fatores que a fazem retornar.

Outro exemplo de destino para apreciar a culinária preparada no fogão à lenha é o Sítio Recanto Mestre Álvaro, no Circuito Guaranhuns. Proprietária do local que funciona há mais de 10 anos, Maria Elana criou uma deliciosa polenta de milho que vale muito a pena experimentar. E depois do almoço, provar os doces feitos com todo o carinho é irresistível.

Eles também oferecem passeio a cavalo, charrete, banho de bica, uma refrescante piscina natural e trilha ecológica. Enfim, não faltam atividades para todas as idades.

Uma outra característica do Circuito de Agroturismo da Serra é a presença de empreendimentos que funcionam com agendamento prévio, mas recebem grupos. Você pode agendar, por exemplo, com o Sítio Recanto Morro do Céu, também no circuito Guaranhuns, e conhecer a produção de queijos desde a retirada do leite da vaca e o cultivo de bromélias.

Eles são uma propriedade típica rural que recebem o turista e com todo carinho e ainda proporcionam experiências como conhecer um carro de boi, por exemplo. Novidade para quem mora na cidade grande, mas que faz parte da rotina e do dia a dia do interior. Uma experiência única para toda a família e bem perto de casa.


Separamos todos os empreendimentos e fizemos essa lista para que você possa escolher seu roteiro de diversão.
CIRCUITO GUARANHUNS
Sítio Recanto Morro do Céu

Propriedade típica rural com produção e venda de queijos, cultivo e venda de bromélias, visitas pedagógicas, carro de boi e hospedagem.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contato: Maria Francisca: (27) 3327-3790 / (27) 99947-6725
Endereço: Estrada de Itaiobaia
Distância: 5 km de Serra Sede

Sítio Recanto do Mestre Álvaro

Local com área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, piscina natural, passeio a cavalo, charrete, banho de bica e trilhas.
Funcionamento: De sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h; horário das almoço – 11h às 15h. O lazer é somente aos finais de semana e feriados.
Contato: Maria Helana e Gil: (27) 3074-7445 / (27) 99839-5484
Endereço: Estrada de Itaiobaia
Distância: 3 km de Serra Sede

Fazendinha do Mini Cowboy

Propriedade com área para lazer e fazendinha de mini animais, entre eles pôneis, bois, caprinos, coelhos; aves e pássaros exóticos.
Funcionamento: Mediante agendamento e contratação para exposição em escolas, festas e eventos.
Contato: Tania e Gandin: (27) 3328-8639 / 99957-9762
Site: www.minicowboy.com.br
Endereço: Estrada de Itaiobaia
Distância: 3 km de Serra Sede

CIRCUITO PITANGA
Sítio Ouro Velho

Região bucólica, local aconchegante, com área de lazer para crianças, redário e restaurante com comida caseira, servida no fogão a lenha.
Funcionamento: De sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h (almoço das 11h30 às 15h).
Contato: Mariana: (27) 3101-1476 / (27) 98155-6208
Endereço: BR-101 Norte, km 261, bairro Pitanga
Distância: 10 km de Serra Sede

CIRCUITO MURIBECA
Sítio Catavento

Aluguel do sítio para grupos fechados, com lazer, área de eventos, piscinas, churrasqueiras, quadra gramada e fácil acesso.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contato: Lucieni ou Fátima: (27) 99983-2498 / (27) 99943-0215
Endereço: BR-101 Norte, km 251, Entrada de Muribeca

Rancho Alegre

Aluguel do rancho para grupos fechados, com piscina, bica de água da nascente, trilhas ecológicas na mata, pescarias, campo de futebol e hospedagem rural.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contato: Vera ou Marcelo: (27) 3251-5331 / (27) 98115-5394 / (27) 99989-5710
Endereço: BR-101 Norte, km 251, Entrada de Muribeca

Sítio Vida Nova

Atendimento a grupos fechados para retiros e eventos.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contatos: Célia ou Flávio – (27) 3011-3611 / 99767-1097
Site: www.sitiovidanovamuribeca.blogspot.com.br
E-mail: [email protected]
Endereço: BR-101 Norte, km 251, Entrada de Muribeca
Distância: a 5 km da BR 101

CIRCUITO CHAPADA GRANDE
Recanto Mariá Flora

Sítio com cultivo de plantas ornamentais para venda e aluguel. Dispõe de espaço para realização de eventos e lazer, com churrasqueira e piscina.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contato: Maria Thereza: (27) 98114-5642 e Antônio Moreira – (27) 98144-0265
Endereço: BR-101 Norte, km 239, bairro Santiago
Distância: 13 km de Serra Sede

Sítio Éden

Restaurante rural com comida caseira, pesque-pague, área de lazer com campo para futebol e piscina.
Funcionamento: Todos os dias, das 07 às 17 horas. Hospedagem somente com reserva antecipada.
Contato: Alonso – (27) 99897-7866
Endereço: BR-101 Norte, km 230, bairro Santiago

Sítio Canto de Yayá

Aluguel do sítio para grupos fechados, com opções de lazer rural, hospedagem e área para eventos. Possui área de camping, campo de futebol, quadra de vôlei, piscina, churrasqueira, sauna e represa.
Funcionamento: Somente com agendamento prévio.
Contato: Sr. Adwalter Nicolli – (27) 3325-7240 / (27) 98146-5266 / (27) 99800-5266
Endereço: BR-101 Norte, km 241
Distância: 10 km de Serra Sede

Loja de Agroturismo da Serra

Endereço: Praça Ponto de Encontro, Serra-Sede


Leia mais:

Serra é agro. Serra é agroturismo, lazer e gastronomia e muito mais
Novas opções de diversão nos Circuitos de Agroturismo da Serra
Muitas cores e sabores em mais um roteiro de Agroturismo da Serra

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Carlos Alberto de Nóbrega e esposa estão internados com covid-19

O humorista já havia recomeçado a filmar novos quadros para o programa em sua casa e disse que espera estar curado e de volta...

PF investiga supostas fraudes na compra de máscaras pela Prefeitura de Guarulhos

Os agentes fazem buscas na cidade e também na capital paulista e no município de Ferraz de Vasconcelos Por Redação (AE) A Polícia Federal (PF) abriu...

Caixa lança cartão Elo Diners Club com benefícios e pontuação

  A empresa oferece isenção na primeira anuidade para os clientes que contratarem o serviço nos três primeiros meses do lançamento Por Luísa Laval (AE) A Caixa...

Lira diz que PEC não é salvo-conduto para parlamentares cometerem crimes

O Congresso erra quando não se posiciona e não esclarece os fatos Por Thiago Faria, Elizabeth Lopes e Sofia Aguiar (AE) O presidente da Câmara dos...

Novos horários para doação de sangue

Os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento

Mourão: governo está tentando privatizar Eletrobras

Mourão afirmou que, "na política, assim como na competição de orientação, a linha reta nem sempre é a distância mais curta entre dois pontos" Por...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

MEI tem que fazer a declaração do Imposto de Renda 2021?

Microempreendedores individuais devem ficar atentos ao teto de isenção do imposto.

Microcrédito do Banestes alcança R$ 103 milhões para 11 mil empreendedores

Esta é a quantidade de recursos repassados a pequenos negócios durante o ano de 2020 e beneficiou todos os municípios do Estado.

Desemprego em 2020 é o maior registrado desde 2012 no Brasil

Informações do IBGE mostram que taxa de desocupação média no ano passado representa 13,4 milhões de pessoas sem trabalho.

Banco Central aprova indicação de novo presidente do Bandes

Munir Abud assume o Bandes com o objetivo de ampliar e atualizar os produtos e serviços oferecidos para as empresas de todos os portes do Espírito Santo

Vida Capixaba

Setor Multimídia da Biblioteca Pública do Espírito Santo oferece cursos gratuitos

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25 de março

Expo Condomínio Completo apresenta protocolos sanitários e de biossegurança

Desde novembro de 2020, grandes eventos já vêm acontecendo no Espírito Santo

COVID-19: Quais as consequências para quem optar por não tomar a vacina?

Desde que foi anunciado o início da vacinação contra a COVID-19, capixabas passaram a se dividir em dois grupos. Os que querem e os que não querem

Cooabriel participa de reunião com OCB, Mapa e Banco Central

A Cooabriel participou, com mais duas cooperativas capixabas do Ramo Agropecuário, de uma reunião no dia 18 de fevereiro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos
Continua após publicidade