Mais possibilidades para produtos da agroindústria de Cariacica

As fábricas a agroindústria de Cariacica podem comercializar os produtos de origem animal em todo o território estadual.
Agora produtos de origem animal, como queijo, fiscalizados pelo SIM de Cariacica podem ser comercializados em todos o ES (Foto - Wyucler Rodrigues)

Agora produtos fiscalizados podem ser vendidos em todo o Estado

Depois de passar por etapas de adequações na legislação e auditorias técnicas, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cariacica aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).

Isso significa que as fábricas a agroindústria cariaciquense podem comercializar os produtos de origem animal em todo o território estadual. Antes da adesão, por meio do SIM, a permissão para realizar a comercialização dos produtos era válida somente no município de Cariacica. Atualmente, a ampliação atinge os produtos de laticínios Mochuara e Sítio Um Sonho a Mais.

Agora, por meio do Termo de Cooperação Mútua (nº 012/2019), entre o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a prefeitura de Cariacica, para a realização de análises laboratoriais dos produtos e da água utilizada nas agroindústrias.

O que é o Susaf?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIMs) e o estadual (Susaf), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado.

Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf.

Além da ampliação de mercado, o Susaf contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos, ampliando a renda das famílias. Destaca-se ainda o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores e a prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal.

Leia também
Conteúdo Publicitário