Programa promove educação no meio rural, premiando iniciativas que unem sustentabilidade, cidadania e práticas pedagógicas inovadoras
Por Jessica Coutinho
O programa Agrinho 2024 chegou ao fim, no último dia 14, em cerimônia de encerramento, os destaques entre alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino do Espírito Santo. Ao todo, 140 participantes foram premiados, incluindo estudantes da educação infantil ao 9º ano, além de representantes da educação especial, pedagogos e coordenadores municipais.
Neste ano, 62 municípios capixabas participaram do Agrinho. São eles: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão e Vila Velha.
O objetivo principal do programa, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), é integrar práticas agrícolas sustentáveis aos currículos escolares. Ele aborda temas como cidadania, saúde, meio ambiente e sustentabilidade, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do século XXI.
As escolas participantes, localizadas em áreas rurais ou que atendem alunos desse contexto, recebem materiais pedagógicos específicos e contam com o apoio de parcerias estratégicas.
A iniciativa busca não apenas melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais, mas também incentivar a reflexão crítica e o desenvolvimento de práticas que unam educação e sustentabilidade.