22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Agência americana pede a pesquisadores para não se referirem a mudanças climáticas

Funcionários pediram a cientistas para modificar as propostas enviadas e, assim, satisfazer as “restrições linguísticas de orçamento” do presidente Trump.

O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos pediu a pesquisadores que removessem as referências a “mudanças climáticas” e “aquecimento global” das descrições de seus projetos. Os cientistas contatados receberam doações da agência americana.

Um dos casos envolveu uma funcionária do Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico do DOE em Richland, Washington. Ela teria orientado uma ecologista a omitir referências a mudanças climáticas em sua proposta de bolsa. O pedido seria para satisfazer as “restrições linguísticas de orçamento” do presidente estadunidense Donald Trump.

- Continua após a publicidade -

A cientista, Jennifer Bowen da Universidade Northeastern em Boston, Massachusetts, publicou no Facebook um email da funcionária do laboratório, no dia 24 de agosto. O projeto dela examinará como estressores ambientais, tais como as mudanças climáticas, afetam a ecologia de pântanos de água salgada.

Um representante do Departamento se recusou a responder as questões sobre a situação. Porém, garantiu que “não há uma política do departamento para banir o termo ‘mudanças climáticas’ dos materiais do DOE”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA