23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Aécio Neves afastado do cargo e proibido de deixar o país

STF determina afastamento de Aécio Neves (PSDB/MG) do cargo de senador, o proíbe de deixar o Brasil e de falar com outros investigados. Aécio terá de entregar o passaporte à PF

Na manhã desta quinta-feira (18), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF),  determinou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo.

Responsável pela relatoria da Lava Jato no Supremo,  Fachin também proibiu o tucano de deixar o Brasil e falar com outros investigados. A medida obriga Aécio a entregar o passaporte à Policia Federal (PF).

- Continua após a publicidade -

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, pediu na manhã de hoje a prisão do senador. Mas Fachin optou por não decidir democraticamente e levará o pedido ao plenário do STF.

Prisões

A irmã e assessora de Aécio, Andrea Neves, foi presa por agentes da PF e do MP Federal, na manhã desta quinta-feira (18) em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Aécio Neves afastado do cargo e proibido de deixar o país
Foto: Divulgação Web

O advogado Marcelo Leonardo esteve na sede da PF em Belo Horizonte, para onde Andrea foi levada. Ele confirmou que fará a defesa da irmã de Aécio, mas não quis se manifestar sobre a prisão neste momento.

O primo de Aécio,  Frederico Pacheco de Medeiros, também foi preso nesta manhã em um condomínio em Nova Lima. Outra prisão foi a do assessor do senador Zezé Perrella (PMDB/MG), Mendherson Souza Lima.

O advogado de Frederico, Maurício Campos Júnior, disse que, por enquanto, não vai se manifestar sobre a prisão.

Acusações contra Aécio

Segundo a denúncia, Aécio Neves aparece pedindo R$ 2 milhões ao empresário Joesley para pagar a defesa dele na Lava Jato.

Aécio Neves afastado do cargo e proibido de deixar o país
Foto: Divulgação Web

Aécio indicou um primo dele para receber o dinheiro, e a entrega foi filmada pela Polícia Federal. A PF também rastreou o caminho do dinheiro e descobriu que foi depositado em uma empresa do Zezé Perrella (PMDB/MG).

As prisões e buscas determinadas após a denúncia do delator da JBS, Joesley Batista, revelada pelo jornal O Globo.

No Rio de Janeiro, os agentes da PF cumprem ainda mandado de prisão contra o procurador da República Ângelo Goulart Villela e contra o advogado Willer Tomaz, que é ligado a Cunha.

PSDB

Presidente do PSDB de São Paulo, Mário Covas Neto, pediu a saída de Aécio Neves da presidência nacional do partido. “O senhor não tem condições de estar a frente’, disse Neto, em um vídeo no Facebook na noite de ontem (17).

Aécio Neves afastado do cargo e proibido de deixar o país
Foto: Comitê Eleitoral de Mario Covas Neto

O vereador afirma que Aécio na presidência do partido “mancha os demais componentes”. E inclui: “o senador deve voltar para casa e preparar sua defesa”.

Segundo Neto,  “inocentado, Aécio será recebido de braços abertos”, mas até lá, o melhor é deixar o comando para alguém “que não esteja ferido” como o senador.

A Juventude do PSDB, conhecida por sua forte atuação na legenda, divulgou comunicado oficial pedindo o afastamento de Aécio Neves da direção da legenda. Já existe um movimento dentro do partido para que o deputado federal Carlos Sampaio assuma interinamente o posto. “Nesse momento, é preciso reforçar o nosso compromisso do nosso partido em defender de forma intransigente a nossa democracia. Para tal, entendermos ser urgente e necessário que o partido possa ser conduzido por alguém que compartilhe dos
mesmos valores que justificaram a fundação da nossa sigla”, diz a nota do grupo.

Em nota, Aécio afirmou que a relação com Joesley Batista era “estritamente pessoal”, sem envolvimento com o setor público. O parlamentar afirma estar tranquilo em relação aos seus atos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA