23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Acordar cedo faz bem à saúde

Estudo aponta que ter uma rotina de sono indicada por médicos auxilia na saúde mental

Você tem o hábito de acordar cedo e aproveitar o dia, seguindo horário de almoço, jantar e de ir para a cama à noite com certa rotina? Saiba que este é o caminho certo e um recente estudo comprovou que pessoas com um ciclo desalinhado de sono têm mais probabilidade de relatar depressão. “É a prova do que sempre indicamos para uma vida saudável, ter uma boa noite de sono”, afirma a especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese.

Acordar cedo faz bem à saúde
Foto: Divulgação – Jackie Campos

O estudo utilizou dados de sono coletados de monitores usados por mais de 85 mil pessoas do UK Biobank Study, banco de dados que contém informações genéticas e de saúde de meio milhão de britânicos. “A pesquisa descobriu que pessoas com um sono desalinhado têm mais propensão à depressão e níveis de bem-estar mais baixos e, por outro lado, as pessoas matinais têm menos probabilidade de ter um sono irregular”, explica a médica.

- Continua após a publicidade -

De acordo com Jéssica, “uma boa noite de sono está totalmente ligada a prevenção de diversas doenças, como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade, e, além disso, o sono é um fator modulador da nossa imunidade no organismo, assim, a pesquisa só prova que o indicamos é o melhor para todos, principalmente por conta da pandemia”, destaca.

Outro fator importante referente à pesquisa é que quem acorda cedo tem mais contato com a luz solar, que faz bem para a saúde e melhora o humor. “Temos relatos que comprovam que pessoas que acordam mais cedo, que se exercitam pela manhã (corrida, caminhada, canoa havaiana, natação, esportes ao ar livre), começam o dia melhor, é uma questão de hábito que precisa ser seguida por mais pessoas, e pelos que podem”, pontua a médica.

Com informações da assessoria Criar Comunicação Integrada

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA