Detran realiza uma intervenção urbana na orla da praia de Camburi, em Vitória, com experiências voltadas à conscientização da sociedade
Por Redação
Em 2024, 643 pessoas perderam a vida no trânsito no Espírito Santo, representando um aumento de 17,6% em relação a 2023, quando foram registradas 547 mortes até agosto, segundo o Observatório da Segurança Pública. Esses números refletem uma média de 2,6 mortes diárias nas estradas do estado.
Durante uma entrevista à ES BRASIL em maio, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, já havia alertado para o crescimento dos acidentes. “Estamos falando de algo em torno de duas mortes por dia no trânsito”, destacou na época.
Confira a entrevista completa concedida à ES BRASIL em maio deste ano pelo diretor-geral do Detran, que aborda a situação das mortes no trânsito, infrações, entre outros assuntos.
O perfil dessas vítimas continuam tendo os homens sendo a maioria das ocorrências fatais, representando 82% dos óbitos, contra 18% das mulheres. Outro dado preocupante é que 20% dos acidentes fatais ocorrem aos sábados e 17% aos domingos, com horários críticos ao meio-dia e no final do expediente, às 18h.
As rodovias estaduais e municipais seguem sendo as mais perigosas, concentrando cerca de 73% dos acidentes fatais, enquanto as rodovias federais somam 26%. A faixa etária mais afetada é a de 25 a 44 anos, que representa 38% das mortes.
Saiba mais…
Confira abaixo os municípios que mais registraram acidentes e a comparação entre o aumento ou redução em relação a 2023.
Campanha
Os dados reforçam a relevância das ações desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou na última quarta-feira (18). Entre as iniciativas, destaca-se uma intervenção urbana na orla da praia de Camburi, em Vitória, com o objetivo de conscientizar a sociedade e promover uma reflexão sobre o alarmante número de vítimas no trânsito.
Até o dia 25, um monumento foi instalado na orla de Camburi, no segundo bolsão de estacionamento, próximo à academia Wellness, representando o número aproximado de vidas perdidas no trânsito no Espírito Santo. O intuito é sensibilizar o maior número possível de pessoas para a necessidade de mudança de comportamento ao interagir com o trânsito. A exposição conta com elementos visuais e conteúdos interativos.
A intervenção oferece uma experiência imersiva com linha do tempo, manchetes de jornais, imagens e um livro de compromisso, onde os visitantes podem assinar um compromisso em favor da vida no trânsito.
Essa iniciativa faz parte de uma campanha nacional que ocorre de 18 a 25 de setembro, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro. Durante esse período, são realizadas ações para conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres, incentivando atitudes mais responsáveis e seguras no trânsito.