Começou a 36ª edição do maior evento supermercadista do Espírito Santo, que neste ano tem como tema central “Apaixonados pelo varejo”, reunindo 200 marcas expositoras
Por Kikina Sessa
O primeiro semestre de 2024 foi positivo para o segmento supermercadista capixaba que acumulou um crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse bom momento foi lembrado na abertura da Acaps Trade Show, que teve início nesta terça-feira (10), no Pavilhão de Carapina, na Serra, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Na ocasião, Casagrande ressaltou a importância do setor para a economia, responsável por gerar emprego e renda.
Em sua 36ª edição, o evento, que tem como tema central “Apaixonados pelo varejo”, conta com uma programação que se encerra na quinta-feira (12), contemplando 33 palestras, painéis, workshops e oficinas, que vão destacar as últimas tendências e novidades em produtos, serviços e tecnologias para o varejo.
Fábio Dall’Orto Dalvi, que preside a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), fez referência ao slogan escolhido, “Apaixonados pelo varejo”, para ilustrar o quanto os empresários se dedicam ao setor e buscam inovação. “Estamos em 2024 mas já de olho em 2025, buscando o que há de mais eficiente e inovador para o nosso segmento”.
Dados do Relatório Connect 2023, Panorama do Consumo, mostraram que, em todo o ano passado, o comércio capixaba em geral obteve o melhor desempenho da série histórica analisada, iniciada em 2010, sendo que o setor de hiper e supermercados registrou o maior crescimento em 2023, de 6,6% em relação a 2022.
A Acaps Trade Show destaca as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo, apresentadas por indústrias, distribuidoras e demais fornecedores que se relacionam direta ou indiretamente com o setor varejista. A feira de negócios reúne mais de 200 expositores de todo o Brasil.
Das atrações nacionais, destaque para as palestras do ex-jogador de futebol e mentor Diego Ribas; de Walter Longo, um dos maiores especialistas em publicidade, inovação e Inteligência Artificial do Brasil; e do chef francês naturalizado brasileiro, apresentador e empresário, Olivier Anquier.
Oficinas técnicas
Neste ano, a Acaps Trade Show tem um novo auditório para as oficinas técnicas, oferecendo um aprendizado prático em áreas como açougue, padaria, vinhos e foodservice. Entre os destaques estão oficinas sobre “Carne bovina – diferenciação e agregação de valor”, “Fermentação natural – pré-assado e congelado”, “Mundo dos vinhos – como selecionar, comprar, armazenar e servir” e “Cafés especiais capixabas”.
As outras novidades desta edição são a exposição fotográfica com o tema da feira “Apaixonados pelo Varejo”, que destaca a história do setor supermercadista, e um espaço com food trucks.
Ciclo do Conhecimento e Painéis
No espaço Ciclo do Conhecimento a Acaps Trade Show vai promover 13 encontros, abordando diferentes assuntos para o dia a dia dos negócios. Entre eles, estão os workshops “Gestão de loja – ferramentas para uma rotina gerencial eficaz” e “Fábrica de líderes – Como me tornar um sucessor de resultado”, uma iniciativa do Comitê Acaps Jovem; e as palestras “Como a inteligência artificial está revolucionando a gestão de restaurantes no quilo”, “Boas práticas de compras na hotelaria” e “Controle de desperdícios – Criando uma visão gerencial para minimizar perdas”.
Na programação de painéis, os temas contemplam, entre outros, “Apaixonados pelo varejo – A evolução dos supermercados no Brasil”, “Potencialidades do Espírito Santo – Cenários e projeções econômicas” e “O futuro do trabalho no varejo: como superar os desafios da contratação e retenção de talentos”.
Tradicional no evento, o Troféu Estande de Ouro vai reconhecer os melhores estandes em diferentes quesitos. O julgamento fica sob a responsabilidade de uma comissão formada por diretores da Acaps e entidades parceiras do evento, com o resultado divulgado na quinta (12), último dia da feira.