23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Acaps realiza confraternização de final de ano

Acaps realiza confraternização de final de anoA Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) promoveu no último sábado (26), no Centro de Convenções de Vitória, a sua tradicional Confraternização de Final de Ano. O evento, que completou 39 anos de sucesso, reuniu cerca de 800 pessoas, entre supermercadistas, fornecedores, autoridades, imprensa e clientes. Além do clima de festa por conta de mais um ano que se encerra, o evento também foi marcado pelo momento de consagração para os fornecedores que foram destaques na última Super Acaps Panshow. É o Troféu Estande de Ouro, que premia os melhores estandes da feira.

Os ganhadores foram escolhidos por uma comissão formada por arquitetos, decoradores, jornalistas, supermercadistas, panificadores e formadores de opinião, que visitam todos os espaços durante a Feira, e avaliaram beleza, ações de merchandising e atendimento de cada empresa. No total, foram premiadas empresas em 12 categorias, sendo 11 para os diferentes tamanhos de estande e uma em Voto Popular. O evento foi animado pelo show da Banda mineira Fator RG7.

- Continua após a publicidade -

Economia capixaba é destaque em discursos
Autoridades e dirigentes presentes aproveitaram a confraternização para falar do cenário econômico de 2011 não só para o setor varejista, mas para o Estado como um todo. Estiveram no palco o presidente da Acaps, João Carlos Coutinho Devéns; o governador do Estado, Renato Casagrande; o superintendente da Acaps, Hélio Hoffmann Schneider; o prefeito de Vitória, João Coser; o presidente do Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri; e o deputado federal Lelo Coimbra.

Segundo o presidente da Acaps, João Carlos Coutinho Devéns, além de trazer as comemorações de Natal e Ano novo com boas perspectivas de vendas, o final de ano é também uma época oportuna para reflexão acerca de estratégias já utilizadas e outras que poderão ser empregadas no futuro. “No caso da Acaps, esse foi um ano de muito trabalho, nós tivemos resultados concretos para o associado. Na área de tributos conseguimos a sucessão de recolhimento do produtor rural em nome do fornecedor, mas que os supermercados pagavam, e incluímos associados na lista dos que são obrigados a recolher imposto para o Conselho regional de medicina veterinária. A atuação foi feita também na área de conhecimentos com cursos e seminários que qualificaram ou requalificaram 682 profissionais dos supermercados, ajudando-os a crescer e ao mesmo tempo adicionando qualidade as próprias empresas.

A Acaps tem promovido palestras com temas que atualizam o setor sobre o que está acontecendo no segmento dos supermercados, e, na economia. A Associação se juntou a ação do Ministério Público do Espírito Santo em favor do meio ambiente, eu fará isso promovendo a substituição das sacolas plásticas tradicionais começando em janeiro por um projeto piloto em vitória e, que depois será expandido para os demais municípios. 2011 foi um ano em que muitas incertezas acabaram influindo na economia, impactando no crescimento do Brasil e no dos supermercados. A solidez do setor, no entanto, fez, com que, pelo menos, no Estado, novos investimentos continuem senso feitos, gerando assim mais oportunidades de emprego e tributos”, explicou.

O prefeito de Vitória, João Coser, falou sobre a importância, a despeito das dificuldades, do setor varejista, parabenizando os presentes pela ousadia e pioneirismo. “È uma festa que viemos com muita satisfação, pois é um setor empresarial que não espera acontecer. O desafio de ‘tocar’ um supermercado sendo ele pequeno, médio ou grande é um desafio extraordinário. Quero parabenizá-los pelo trabalho, não só por gerarem impostos, mas empregos, fazendo que tenhamos mais produtos de qualidade e serviços de qualidade. A Acaps nesses 40 anos é uma associação que se fortalece e organiza, reivindica e se articula em nome do setor e consegue fazer uma feira extraordinária junto com a Sindipães, evento prestigiado por mais de 25 mil pessoas, e negócios que alcançam R$ 150 milhões. Vocês, do varejo, fazem da atividade de vocês não só o dia-a-dia, mas mobilizam e fazem essa ‘beleza’ para o Espírito Santo. Temos desafios e dificuldades, e, acredito na força do Estado, na sensibilidade das autoridades federais, na capacidade de articulação dos nossos parlamentares e do nosso governador Casagrande”, frisou.

O governador, aliás, falou sobre como o Estado passou pelo momento conturbado da economia e chega em 2012 fortalecido. “Poucas vezes deixei de vir em algum evento da Acaps, e como meu primeiro ano de como governador do ES não poderia deixar de prestigiar os supermercadistas e seus familiares. Estamos terminando o ano com o dever de casa sendo cumprido. Terminaremos o ano com um nível de investimento elevado. A administração pública chegará ao final de dezembro com mais de R$ 1 bilhão de investimentos, e estabilidade política neste Estado. Temos boa relação as entidades e a sociedade, com as lideranças políticas e com poderes instituídos no Espírito Santo. Vamos chegar ao final do ano com as contas equilibradas. Eu tenho dito, nas minhas declarações, de que terminar bem o primeiro ano, é preservar um trunfo e um tesouro que nós conquistamos nesses últimos anos: o equilíbrio fiscal. Tendo capacidade de terminar bem o primeiro ano, temos condições e a certeza de que nós terminar bem o segundo, terceiro e o quarto ano do mandato. E vocês sabem como é importante que a administração pública possa terminar bem, um, dois, três, quatro anos, e que possa desenvolver seu trabalho. Uma administração pública bem organizada pode atender a Acaps, a Fecomércio, e pode atender a cada entidade, debatendo os temas de interesse em comum”, enfatizou Casagrande.

Premiação e homenagem
Após os discursos, aconteceu uma homenagem a Villoni Alimentos, pelos 40 anos de atividade e sucesso no mercado. O diretor Wellington Simões Villaschi recebeu pela empresa uma placa em reconhecimento aos serviços prestados.

Terminando a noite, foi realizada a esperada entrega dos prêmios de Estande de Ouro, com as empresas que mais se destacaram na última Feira da Acaps. Na categoria até 12m², a vencedora foi a Alimenko; de 13 até 23 m², quem levou foi a Walimport; na categoria 24m², a ganhadora foi a Inforvix; na 33/47m², ocorreu um empate entre o estande da Kibon e a Colina Dist. de Alimentos; na categoria 25/32m², melhor para a Distribuidora Nobreza; na 48m², a vencedora foi a Tangará; na 49/64m², a premiada foi a Damare; na 65 / 80m², o destaque foi o estande da Safety; na 81/88m², o primeiro lugar foi da Sorvepan; na categoria de 89 / 150m², melhor para a Vale Fértil; e finalmente o prêmio de estande acima de 150m² ficou com Câmara Setorial de Alimentos e Bebidas da Findes. Já a categoria Voto Popular ficou com o estande do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades).

O ano de 2011 foi definido no evento como um período de resistência capixaba pelos seus direitos no cenário nacional, de consolidação de estratégias e de esperança em um ano ainda melhor. Os investimentos foram anunciados, as obras estão saindo do papel. O Estado se renovou e está preparado para os negócios, como uma gôndola de destaque a espera de grandes clientes.

Confira as fotos do evento aqui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA