26 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Associação das academias não reconhece normas para reabertura no Estado

Por meio de nota, a instituição afirma que a medida pode causar inviabilidades e gerar demissões no setor

O governo do Estado informou no sábado (23) que as academias estão liberadas para funcionar a partir de hoje, mas com restrições. Por meio de nota, a Associação das Academias de Ginástica do Estado (Acages) disse que “não reconhece” a divulgação das novas normas.

O funcionamento dos estabelecimentos deve obedecer às orientações da portaria nº 094-R, divulgada no Diário Oficial do Estado no sábado, a fim de prevenir a contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

- Continua após a publicidade -

Na nota, a Acages afirma que “tais medidas atendem apenas aos pequenos estabelecimentos, como studios, gerando inviabilidade técnica e financeira de funcionamento, especialmente no que diz respeito às academias de médio e de grande porte”, diz a mensagem.

academia
As academias deverão funcionar com espaço de 4 metros de uma pessoa para a outra. – Foto: Reprodução

A associação reforça que essa inviabilidade acarretará, sem dúvidas, o fechamento de empresas e, consequentemente, promoverá a perda de postos de trabalho de diversos colaboradores, que dependem de seus esforços para manutenção do bem-estar de suas famílias. “Esperamos ansiosos por medidas mais adequadas e mais justas ao atendimento de nossos clientes, logicamente, dentro de todas as normas de segurança especificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, ressalta a nota.

Portaria

De acordo com a portaria, as academias deverão funcionar com apenas para atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto. imite de público pela metragem do imóvel. Estabelecimentos com até 30m² só podem receber um aluno por vez; entre 30 e 45m², dois alunos por horário; entre 45 e 60m², máximo de três alunos por horário; entre 60 e 75m², máximo de quatro alunos por horário; e estabelecimentos com área superior ou igual a 75m² podem receber, no máximo, cinco alunos por horário.

Além disso, as academias devem ofertar álcool em gel aos alunos, além de deixar o espaço limpo em todos os momentos, em intervalos entre uma sessão e outra.

Em entrevista a um canal local, a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, informou que a medida visa a conter a transmissão do novo coronavírus. “Há alguns dias estamos em contato com o setor, em especial com os profissionais de academia e proprietários de academias e desenvolvemos um protocolo muito seguro para a prática do esporte. Só que neste momento ele só é possível na totalidade em municípios de baixo risco. Aqui, na Grande Vitória isso não será possível ainda porque temos a restrição de até cinco pessoas por horário de agendamento para evitar aglomerações”, disse ela.

Restrições

O protocolo ainda reforça que está proibida a prática de esportes de contato ou que obrigatoriamente demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos, como lutas, vôlei, basquete e futebol.

Além disso, todos os atendimentos devem ser feitos com horários agendados, e há limite do número de que podem usar o espaço simultaneamente, conforme o tamanho do estabelecimento e respeitando sempre uma distância mínima entre si.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA