23.9 C
Vitória
quarta-feira, 25 maio, 2022

Academia Espírito-santense de Letras vai homenagear “Amigos da Academia”

esbrasil_academia_espirito_santense_letras
A Academia Espírito-santense de Letras, na Cidade Alta, em Vitória. Foto: Divulgação

Cerimônia será realizada na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, sede da Academia Espírito-santense de Letras, no próximo dia 13 de dezembro

Por Wesley Ribeiro 

A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) vai homenagear, com o título de “Amigo da Academia”, entidades e pessoas que contribuíram para a divulgação do centenário da instituição. O evento vai acontecer na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, sede da entidade, na Praça João Clímaco, Cidade Alta, às 17h.

Serão homenageados com o certificado de “Amigo da Academia” o divulgador cultural Clério Borges, a advogada Lúcia Bermudes Medina, a Biblioteca Pública Estadual Levy Curcio Rocha, o padre Renato Cristé Covre, e os jornalistas Carolina Rodrigues Ferreira e Maurício Prates.

Também receberão o certificado o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges Oliveira e o secretário de Cultura de Vitória, Luciano Picolé Gagno.

Outros homenageados serão os vereadores Joel Rangel (Vila Velha) e Antonio Eduardo Oliveira (Vitória), o presidente do Conselho Regional de Bibliotecários Minas/ES, Álamo Borges, e o diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

Acadêmico Correspondentes

Durante a solenidade, Auro Malaquias dos Santos, Luciano Máximo Ferreira e Solimar Soares da Silva receberão o título de Acadêmicos Correspondentes. A programação será finalizada com a palestra do bibliotecário Auro Malaquias dos Santos sobre o Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues, às 18h, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Para encerrar as celebrações do centenário, no dia 15 de dezembro, às 18h, a AEL oferecerá a Comenda Kosciuszko Barbosa Leão ao arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, durante a Dezembrada do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Na ocasião, o Arcebispo será representado pelo padre Jorge Campos, vigário geral da Arquidiocese de Vitória. O tradicional evento literário ocorre na sede do IHGES, localizada no Parque Moscoso.

Sobre a Academia Espírito-santense de Letras

Fundada em 04 de setembro de 1921, a AEL é a segunda entidade cultural mais antiga do Espírito Santo em atividade, só antecedida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, cinco anos mais velho.

Tem o caráter cultural e sem fins lucrativos, e a finalidade de cultuar a língua portuguesa e a cultura diversa. Contém 40 cadeiras, ocupadas por acadêmicos-escritores que nasceram ou vivem no Espírito Santo, e conta também com a participação de membros correspondentes, representantes de Estados da federação e de países diversos.

Serviço:

Cerimônia de entrega do título de “Amigo da Academia”
Data: 13 de dezembro
Horário: 17h
Local: sede da Academia Espírito-santense de Letras
Endereço: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Vitória.

Palestra: Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues
Palestrante: Bibliotecário Auro Malaquias dos Santos
Horário: 18h
Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Endereço: Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade