23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Academia Espírito-santense de Letras vai homenagear “Amigos da Academia”

Cerimônia será realizada na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, sede da Academia Espírito-santense de Letras, no próximo dia 13 de dezembro

Por Wesley Ribeiro 

A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) vai homenagear, com o título de “Amigo da Academia”, entidades e pessoas que contribuíram para a divulgação do centenário da instituição. O evento vai acontecer na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, sede da entidade, na Praça João Clímaco, Cidade Alta, às 17h.

- Continua após a publicidade -

Serão homenageados com o certificado de “Amigo da Academia” o divulgador cultural Clério Borges, a advogada Lúcia Bermudes Medina, a Biblioteca Pública Estadual Levy Curcio Rocha, o padre Renato Cristé Covre, e os jornalistas Carolina Rodrigues Ferreira e Maurício Prates.

Também receberão o certificado o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges Oliveira e o secretário de Cultura de Vitória, Luciano Picolé Gagno.

Outros homenageados serão os vereadores Joel Rangel (Vila Velha) e Antonio Eduardo Oliveira (Vitória), o presidente do Conselho Regional de Bibliotecários Minas/ES, Álamo Borges, e o diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

Acadêmico Correspondentes

Durante a solenidade, Auro Malaquias dos Santos, Luciano Máximo Ferreira e Solimar Soares da Silva receberão o título de Acadêmicos Correspondentes. A programação será finalizada com a palestra do bibliotecário Auro Malaquias dos Santos sobre o Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues, às 18h, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Para encerrar as celebrações do centenário, no dia 15 de dezembro, às 18h, a AEL oferecerá a Comenda Kosciuszko Barbosa Leão ao arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, durante a Dezembrada do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Na ocasião, o Arcebispo será representado pelo padre Jorge Campos, vigário geral da Arquidiocese de Vitória. O tradicional evento literário ocorre na sede do IHGES, localizada no Parque Moscoso.

Sobre a Academia Espírito-santense de Letras

Fundada em 04 de setembro de 1921, a AEL é a segunda entidade cultural mais antiga do Espírito Santo em atividade, só antecedida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, cinco anos mais velho.

Tem o caráter cultural e sem fins lucrativos, e a finalidade de cultuar a língua portuguesa e a cultura diversa. Contém 40 cadeiras, ocupadas por acadêmicos-escritores que nasceram ou vivem no Espírito Santo, e conta também com a participação de membros correspondentes, representantes de Estados da federação e de países diversos.

Serviço:

Cerimônia de entrega do título de “Amigo da Academia”
Data: 13 de dezembro
Horário: 17h
Local: sede da Academia Espírito-santense de Letras
Endereço: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Vitória.

Palestra: Patrono da Cadeira 39, Manoel Jorge Rodrigues
Palestrante: Bibliotecário Auro Malaquias dos Santos
Horário: 18h
Local: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Endereço: Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -