27.7 C
Vitória
segunda-feira, 20 DE janeiro DE 2025

Abertas inscrições para II Jornada Antirracista da Ales

Evento gratuito terá oficinas, debates, apresentações culturais centrado em políticas antirracista, além de entrega da Comenda Zacimba Gaba

Por Robson Maia

A II Jornada Antirracista da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) acontece na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, e promete reunir reflexões, aprendizados e celebrações em torno da luta antirracista. Realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, a jornada faz parte das atividades do Novembro Negro e este ano tem como tema central “Juventude Negra Viva”.  

A programação começa às 13 horas, com o credenciamento e apresentações culturais. Em seguida, várias oficinas serão realizadas, como Poesia Falada, com Adrielly Franklin, ganhadora do Slam ES, e Produção Cultural para as Juventudes, conduzida pela produtora cultural Karlili Trindade.

Além disso, a professora da UFES Jacyara Paiva comandará a oficina “Como acessar a política de cotas?” para quem busca orientações práticas sobre o tema. O evento também terá apresentações artísticas da Nataly Volcati e Irís Oliveira, além da feirinha com mulheres negras empreendedoras durante toda a tarde. 

- Publicidade -

A partir das 15h30, o destaque será a mesa de debate “Juventude Negra Viva”, que reunirá lideranças para discutir a importância do protagonismo juvenil na luta antirracista e na construção de políticas públicas inclusivas.  

A programação continua a noite com a Sessão Solene Zacimba Gaba, às 18h30, onde acontecerá a entrega da comenda em homenagem a personalidades que se destacam na luta em defesa da população negra. A cerimônia será acompanhada por uma apresentação da cantora Ágata Benks.  

LEIA MAIS
Câmara de Conceição da Barra concede reajuste de até 97% ao Executivo Câmara de Conceição da Barra concede reajuste de até 97% ao Executivo - Lei promulgada pela Câmara determina reajuste nos vencimentos do prefeito, vice e secretariado
Donald Trump fez campanha no estado da Georgia. Foto: RS/ Fotos Públicas Trump: Era dourada da América começa agora - Presidente diz que dia 20 de janeiro será conhecido como "Dia da Libertação"

O encerramento da jornada será com um cortejo da Banda de Congo São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, às 20h, unindo música, cultura e ancestralidade.  

A deputada estadual Camila Valadão, do Psol, que preside a Comissão de Direitos Humanos, destacou o papel central do evento na luta por equidade e reconhecimento. “A Jornada é mais do que um evento: é um espaço de resistência, celebração e fortalecimento das nossas vozes. Este ano, o foco na juventude negra é um convite para discutirmos as barreiras e potencialidades de quem tem o futuro nas mãos”, afirmou.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA