26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

A cor verde desponta no horizonte

Mais Artigos

A economia, basicamente, se sustenta em cima de três pilares

Por Vaner Corrêa

O primário é o que representa as atividades ligadas à agricultura; o secundário representa as práticas voltadas  à indústria, e o terciário, que configura as atribuições associadas aos serviços.

Se há um setor da economia em que a pandemia se mostrou letal e tremendamente tóxica, este foi o terciário. Todo o leque que compõe este segmento foi extremamente abalado. Do comércio à atividade hoteleira, todos amargaram prejuízos enormes.

O setor terciário da economia é a área de atuação das atividades humanas pautada no oferecimento de serviços e na prática do comércio. Esse departamento é aquele que produz, além dos bens “intangíveis” ou imateriais (os serviços), é um dos destinos dos bens produzidos pelos setores primário e secundário (o comércio).

O novo mapa de risco do Espírito Santo, divulgado na última sexta-feira (10/9), traz, pela primeira vez, 78 cidades capixabas classificadas em risco baixo, ou seja, a cor verde despontou no horizonte e com força. Na medida em que a vacinação avança e que os organismos vão criando resistência à Covid-19, concomitantemente, o tecido econômico começa a ganhar energia e capacidade de tracionamento, ou seja, criar emprego e gerar renda.

O comércio de rua é uma das atividades mais antigas da economia e, na medida que a pandemia avançava, ela foi matando paulatinamente esse mercado tão tradicional, que agora renasce com uma força espetacular.

E não somente o comércio vai ser impactado com números bons daqui pra frente, mas todos estes ramos ligados ao setor terciário serão impactados. Podemos citar os setores de turismo e lazer, restaurantes, hospitais, bancos e consultoria, transportes, serviços de entrega, educação, corretagem de imóveis, entre muitos outros.

O setor terciário, com a difusão do processo de globalização, é o que mais cresceu no mundo nos últimos anos. Por consequência, a sua retomada com o “novo mapa verde” vai criar um efeito multiplicativo do investimento bem grande, propiciando o que mais demanda o nosso tecido social, a saber, renda e emprego.

Portanto, a cor verde no mapa significa o retorno à vida e à nova pujança da vida econômica.

Vaner Corrêa é economista e conselheiro do Corecon-ES.

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba