Governador participa do lançamento do Plano Nacional de Imunização

0
177
Segundo Casagrande, é preciso respeitar as relações institucionais. "É o que eu tenho feito", disse

Na manhã desta quarta-feira o Governador do Estado, Renato Casagrande, participou do lançamento do Plano Nacional de Vacinação, anunciado pelo Governo Federal

Por Leulittanna Eller Inoch 

No Plano estão previstos quatro grupos prioritários, o que totaliza 50 milhões de brasileiros que receberão duas doses da vacina em um intervalo de 14 dias. Renato Casagrande disse que o Governo garantiu que todas as doses da vacina, aprovadas pela Anvisa, independentemente de sua origem, serão adquiridas para garantir a imunização de toda população.

- Continua após a publicidade -

“O governo também aprovou uma medida provisória de crédito de R$20 milhões de reais, o que é importante porque temos uma questão orçamentária. O que cabe agora é definir um cronograma de vacinação para que possamos chegar o mais rapidamente possível para todos os brasileiros” disse o Governador.

Garantia de compra

Em coletiva de imprensa realizada pela Secretária de saúde do Estado, no dia 14, via online, o secretário de saúde Nésio Fernandes, garantiu que caso o Governo Federal não comprasse todas as doses necessárias das vacinas, o Estado providenciaria a compra diretamente com o Instituto Butantan e que nessa semana um contrato com intenção de compra seria firmado com a instituição.

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), informou que está dedicado a buscar maneiras de proteger toda a população capixaba da Covid-19 por meio de diferentes estratégias, o que inclui a vacinação. Diante disso, continuará com interesse da parceria com o Instituto Butantan para que no futuro, se faltar a vacina, o governo estadual possa complementar o Plano Nacional de Imunização.

“Neste momento não será preciso, uma vez que o governo federal tomou a decisão de adquirir de todos laboratórios, e era isso que estávamos solicitando”, frisa o governador Renato Casagrande.