23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Tensão na Leitão da Silva: carros e lojas apedrejados

Morte de um adolescente no bairro Itararé, em Vitória. revolta grupo de moradores, na manhã desta terça-feira.

Motoristas e pedestres que passavam no entorno da Avenida Leitão da Silva, cruzamento com a César Hilal, na manhã desta terça-feira (25) foram surpreendidos por uma manifestação violenta. O protesto pela morte de um adolescente, no bairro Itararé, resultou na revolta de um grupo de moradores que, por volta das 8h10, invadiu a Avenida Leitão da Silva, usando telas de proteção da obra para fechar a pista, promoveu depredação de lojas, obrigando o comércio a fechar as portas, ateou fogo a um veículo no meio da rua e roubou a carga de um carro dos Correios.

- Continua após a publicidade -

Tensão na Leitão da Silva: carros e lojas apedrejados

 

Eles também fecharam a pista da avenida com paus, pedras e materiais da obra de ampliação da avenida e tentaram atear fogo a um ônibus. Toda a ação foi filmada pelas câmeras do comércio local. Segundo a polícia, em meio a carga roubada, estão cerca de 10 malotes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Motoristas que perceberam o início da ação chegaram a retornar na contra mão na avenida, para fugir da abordagem truculenta do grupo que protestava contra a morte do jovem, durante um confronto com policiais no bairro. 

Tensão na Leitão da Silva: carros e lojas apedrejados

A PM informou que o rapaz de 17 anos já foi detido quatro vezes, sendo três por tráfico e uma por desacato. A equipe de militares fazia uma patrulha pelo bairro quado viu um grupo suspeito. Eles fugiram e o jovem acabou sendo alcançado. O rapaz lutou com um policial, levou um tiro na barriga e morreu. Os policiais disseram que acharam cocaína e crack em uma sacola com ele. Ainda segundo a polícia, durante a briga, o jovem tentou tirar a arma do policial.

Tensão na Leitão da Silva: carros e lojas apedrejados

O grupo de dividiu em equipes para diferentes pontos de ataque e, uma delas, com cerca de 30 homens, se aproximou da base da Polícia Militar (PM), no Bairro da Penha, em Vitória. Mas a PM já tomou o bairro. O Batalhão de Missões Especiais (BME), o Grupo de Apoio Operacional (GAO) e o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM) foram para o local para liberar a via. Em um beco do morro, eles ainda colocaram fogo em um carro de passeio. A polícia fechou as escadarias que dão acesso à Avenida Leitão da Silva e passou a manhã monitorando quem passava pelo local. Por volta das 9h30, o trânsito já havia sido liberado na avenida, mas a manifestação continuava no bairro Itararé.

Durante coletiva a poucos instantes, o subcomandante Geral da PM do Espírito Santo, Coronel Ilton Borges Correia, explicou que todas as imagens captadas pelas câmaras de videomonitoramento serão avaliadas para verificar a ação tanto da polícia, quando das pessoas abordadas. “O indivíduo entrou em luta corporal com o policial que atirou para se defender. Ele chegou a ser socorrido, mas infelizmente veio a óbito. E a população, influenciada por outros indivíduos que não são do bem, promoveram essa violenta manifestação”, relatou o coronel.   

Vídeo amador feito de um escritório no local mostra parte da ação nesta manhã, confira

Imagens: Reprodução mídias sociais 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA