24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o novo sistema, que inicialmente substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, beneficiará quase meio milhão de pessoas

O parque de iluminação pública de Vila Velha será ampliado e modernizado. O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

O serviço, que é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), terá o investimentos estimado em mais de R$ 110 milhões ao longo do período de contrato.

- Continua após a publicidade -

Com o novo sistema, que inicialmente substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, quase meio milhão de pessoas serão beneficiadas por um serviço com tecnologia de LED e telegestão. Será o mesmo aplicado às lâmpadas utilizadas no Convento da Penha.

convento da penha
A iluminação utilizada será a mesma do Convento da Penha. – Foto: Reprodução

“A concretização da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação é uma quebra de paradigma importante para a nossa cidade. E representa, sem dúvida alguma, um salto de qualidade em direção ao futuro, favorecendo a vinda de novas tecnologias para o município que proporcionarão maior bem-estar para toda a comunidade”, explicou o prefeito Max Filho:

No dia 03 de agosto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, na capital paulista, após cumprir todos os ritos legais de contratos, será conhecida a empresa que executará o serviço no município.

Serviço

Com a concessão, a empresa ficará responsável pela modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal pelo prazo de 20 anos. A futura concessionária deverá também implementar, no prazo máximo de 18 meses, um sistema que atenda aos requisitos de eficiência e desempenho previstos no edital da PPP em toda a cidade, além de iluminações de destaque em pontos específicos como praças, parques e monumentos.

O parceiro privado também deverá realizar melhorias, como a instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias (telegestão) nas principais vias, abrindo caminho para que serviços relacionados ao conceito de “cidades inteligentes” sejam oferecidos aos munícipes. Com a concessão do serviço, são esperados impactos positivos diretos na percepção de segurança e qualidade de vida da população, potencialização do turismo e maior dinamismo da atividade econômica local.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA