27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

A Curva da Jurema está linda!

A Prefeitura de Vitória realizou o procedimento de engordamento, a fim de evitar danos à estrutura dos quiosques da Curva e tornando a região ainda mais atrativa ao turismo

Uma das praias mais bonitas de Vitória, a Curva da Jurema, apresentava um problema grave: a erosão que reduzia cada vez mais a faixa de areia. Mas isso foi solucionado. A Prefeitura de Vitória realizou um engordamento na areia da praia, concluído nessa segunda-feira (18).

Para diminuir a erosão, foram adicionados 50 m³ ao longo da extensão da praia. O procedimento começou ainda neste mês e teve a duração de 7 dias.

- Continua após a publicidade -

Segundo o secretário Municipal do Meio Ambiente (Semman), Ademir Barbosa Filho, o último processo de engordamento na Curva da Jurema foi realizado há 10 anos e a técnica utilizada foi diferente. “O procedimento de erosão é inevitável, pois é realizado pela natureza, mas usamos um volume maior de areia, com granulamento compatível com procedimento de engordamento para que a durabilidade do processo seja maior”, disse.

Curva da Jurema
A Curva da Jurema recebeu 50m³ de faixa de areia. – Foto: Wilbert Silva

Ademir informou, ainda, que outro outra região receberá o mesmo engordamento nos próximos dias. “Estamos fazendo a porção da faixa de areia da Praia da Camburi – Ilha do Socó até o Píer de Iemanjá. Sera em torno de 200 m³ e acreditamos que o procedimento será concluído nos próximos 30 dias”, explcou.

Outras praias

As praias da Serra também passam pelo mesmo problema. Por meio de nota, a prefeitura do município disse que a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) fez um estudo que indica quais pontos de praia necessitam de intervenções para evitar processos erosivos.

Foram identificadas oito áreas em cinco praias que necessitam de extensão da faixa de areia. São elas: Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. Ao todo, será recuperada uma área de aproximadamente 61.368 mil metros quadrados.

nova almeida serra
Em Nova Almeida, na Serra, o mar avançou na estrada. – Foto: Saulo Alves

A nota destaca, ainda, que o estudo identificou que onde a restinga está preservada, a erosão tem menor impacto. Por isso, além do engordamento das faixas de areia, a prefeitura vai realizar a reconstituição da restinga e a próxima etapa será a contratação e execução das obras mediante licitação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA