24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Isolamento social: cuidado redobrado com as crianças em casa

Dizem que criança em casa é bagunça na certa. Mas, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a permanência dos pequenos dentro de suas residências virou sinônimo de cuidado

Com tanto tempo livre, haja cuidado! Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos, como quedas que podem acabar em traumas dentais e prejudicar a saúde bucal, além de má alimentação que pode deixar os pequenos com o peso inadequado. Nesse caso, alguns cuidados devem ser tomados.

A dentista Catarina Riva defende que o ideal é os pais supervisionarem as brincadeiras dos filhos para evitar que aconteçam acidentes, mas se houver traumas dentais nem tudo está perdido.

- Continua após a publicidade -

“Quando ocorre lesões nessa área, o primeiro passo é lavá-las com soro fisiológico. Em caso de quebra ou perda total do dente, a recomendação é que o responsável guarde o fragmento do dente em um frasco com água ou leite e leve ao dentista com a criança, pois em alguns casos há a possibilidade de reimplante. Mas, como estamos em uma situação especial, o ideal é tentar entrar em contato com o dentista para que ele possa guiá-lo ”, aconselha ela.

criança
Os dentes das crianças são mais frágeis. Se forem quebrados, o dentista deve ser consultado imediatamente. – Foto: Reprodução

A alimentação também pode ser alterada nesse período de reclusão e prejudicar a saúde das crianças. Um sorvete, uma sobremesa não faz mal a ninguém, contudo é preciso ter cautela. De acordo com o pediatra Jovarci Motta, a dieta deve ser balanceada e compatível com a idade.

“É importante evitar alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas, considerando o nível de atividade e condições socioeconômicas da criança”, diz. O médico reforça que os pais devem estar atentos aos horários das refeições;

Doces

A dentista Catarina Riva informa que o excesso de doces pode ser prejudicial à gengiva e aos dentes, especialmente quando não há a devida higienização. Segundo ela, esse descuido pode até provocar o aparecimento de cáries.

“Existem diversas bactérias na boca que, ao se misturarem com açúcares  e restos de alimentos, formam a placa bacteriana. Quando essa placa não é removida pela escovação e uso do fio dental, ela acaba produzindo ácidos que irão corroer as primeiras camadas do dente, o que repetido muitas vezes, irá ocasionar em cáries”, revela a especialista.

Catarina Riva ainda comenta que o perigo está naqueles alimentos que grudam mais facilmente nos dentes, como, por exemplo, bolo e balas de goma. “A quantidade de açúcar não é necessariamente o vilão, mas sim os alimentos que ficam presos entre os dentes e o tempo de intervalo entre uma escovação e outra, porque quanto mais se demora para retirar esses alimentos da boca, mais propenso de ter cáries. Por isso, é necessário sempre lembrar às crianças da escovação. Se possível, acompanhá-las durante esse momento”, ressalta.

doces
O consumo excessivo de doces pode provocar cáries. – Foto: Divulgação

De toda a forma, é preciso ter muito cuidado para que os descuidos não prejudiquem os pequenos. Além de evitar alimentos muitos doces, manter a rotina de limpeza bucal é fundamental.

Exercícios físicos

Jovarci Motta também destaca que é importante estimular a criança a praticar atividades físicas. Mas como fazer isso no isolamento social? Ele destaca que crianças sedentárias podem desenvolver doenças como, por exemplo, a diabetes. Para evitá-las, o médico dá algumas dicas.

“Existem várias formas de desenvolver a criatividade e a melhorar a saúde da criança. Pular corda em um quintal, por exemplo, organizar uma caça ao tesouro doméstico que tente cobrir todas as áreas da casa, com uma recompensa saudável, criar uma pista de obstáculos divertida e com segurança são algumas das formas que os pais podem se divertir com os filhos durante o isolamento social”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA