26 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Furacão Dorian cai para categoria 3, mas ameaça costa dos EUA

No domingo (1º), o furacão tocou o solo em Ábaco, nas Bahamas, e já provocou cinco mortes

O furacão Dorian, que chegou às Bahamas no domingo (1º), caiu para a categoria 3 da escala Saffir Simpson, porém continua provocando fortes tempestades, com os ventos de cerca de 190 km/h, e continua em direção à costa dos Estados Unidos.

O fenômeno natural se desloca lentamente em direção à West Palm Beach, na Flórida. Segundo a CNN, os ventos de 98 km/h já foram registrados na praia de Juno, no mesmo Estado norte-americano.

- Continua após a publicidade -

O Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, afirmou que o furacão estava a mais de 170 km do local, às 9h (no horário de Brasília).

Furacão Dorian cai para categoria 3, mas ameaça costa dos EUA
Os ventos deixaram as árvores de Freeport, nas Bahamas, agitadas com a chegada do furacão. – Foto: Ramon Espinosa (AP)

Mesmo que Dorian não chegue ao solo norte-americano, os ventos podem causar danos à Geórgia e Carolina do Sul. Também é possível que ocorram inundações na Flórida e na Carolina do Norte.

Mais de um milhão de pessoas receberam a ordem de saírem de suas residências, de acordo com as autoridades locais.

Voos cancelados e parques fechados

Mais de 1,5 mil voos foram cancelados nesta terça-feira (03). A maioria deles (91%) chegariam ou partiriam do aeroporto de Orlando. O Walt Disney World também alterou o horário de funcionamento, a fim de evitar tragédias.

Além disso, os hotéis resort da Disney permanecem abertos, mas o Fort Wilderness Resort & Campground da Disney será fechado das 15h (no horário local). Quando a situação estiver contornada, os locais serão reabertos.

Chegada às Bahamas

O furacão chegou à cidade de Ábaco, nas Bahamas, no domingo (1º), provocando o corte de energia e do sistema de telefonia. Entretanto, a energia já foi restabelecida na cidade de Nova Providência.

O Centro Nacional de Furações também destacou que nunca um furacão de categoria 5 havia atingido as Ilhas Ábaco.

Furacão Dorian cai para categoria 3, mas ameaça costa dos EUA
Dorian deixa rastro de destruição nas Bahamas. – Foto: Reprodução/Twitter

Segundo a CNN, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, declarou nessa segunda-feira (02) que a devastação causada pelo Dorian é “sem precedentes”.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirmou que 13 mil imóveis ficaram destruídos ou muito danificados. As enchentes também contaminaram a água potável do local.

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) também informou que cerca de 61 mil pessoas foram afetadas e precisam de ajuda alimentar, sendo 14 mil na ilha Ábaco e 47 mil na ilha Grande Bahama.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA