31 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Protestos contra cortes na educação nesta quinta (30)

Alunos, professores e demais servidores da educação vão às ruas a partir das 16h30, em ato pacífico na Grande Vitória

Estudantes, professores e profissionais ligados à educação estarão nas ruas nesta quinta-feira (30), a partir das 16h30, para manifestar contra o corte de verbas nas universidades e institutos federais pelo governo Bolsonaro.

Cerca de 150 cidades participarão do ato. No Espírito Santo, a concentração será em frente ao Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na Avenida Fernando Ferrari, em Goiabeiras.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a divulgação da União Nacional dos Estudantes (UNE), apesar da força representada na última manifestação realizada no dia 15 de maio, que mobilizou 220 municípios, a expectativa é de que nesta manifestação menos cidades farão o manifesto.

Protestos contra cortes na educação nesta quinta (30)
Estudantes protestam contra os cortes nos orçamentos destinados às universidades. | Foto: Jonas Santos / Mídia Ninja

Além disso, não há como comparar com as manifestações a favor do governo do atual presidente realizadas no domingo (26), que tiveram como foco a reforma da Previdência e o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Por meio de um comunicado da Central Única dos Trabalhadores. “Um ato convocado pela UNE, também contra os cortes na educação e em defesa da aposentadoria, está sendo organizado e mobilizado por estudantes, professores, CUT e demais centrais e será mais uma mobilização rumo à greve geral do dia 14”, diz o texto.

Bloqueios

Os bloqueios das verbas de recursos tanto da educação básica quanto das universidades federais ocorreu no começo de abril, após o ministro da Educação, Abraham Weintraub, assumir a pasta.

Ao menos 2,4 bilhões de reais que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio foram bloqueados.

O ministro também declarou que haveria um corte de 30% no orçamento de universidades federais que promovessem “balbúrdia” e tivessem desempenho acadêmico abaixo do esperado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA