Jockey de Itaparica, Residencial Coqueiral, Praia de Itaparica, Rio Marinho, Vale Encantado, Coqueiral de Itaparica e Itapuã concentram o maior número de construções de futuras moradias
Por Kikina Sessa
O município de Vila Velha segue sendo o maior canteiro de obras do Espírito Santo. De acordo com dados do 43º Censo Imobiliário divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), referente ao primeiro semestre de 2024, das 15.117 unidades em construção na Grande Vitória, 7.859 estão concentradas em território canela-verde.
Apenas esses sete bairros: Jockey de Itaparica, Centro, Itapuã, Coqueiral de Itaparica, Residencial Coqueiral, Praia da Costa e Praia de Itaparica estão recebendo 6.419 novas unidades habitacionais, a maioria apartamentos de dois quartos.
De acordo com o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, em razão do esgotamento de áreas disponíveis para construção de novos imóveis, a tendência natural é que outras regiões próximas das que já estão consolidadas e que possuem infraestrutura atraiam as pessoas nos próximos anos. Isso é o que está sendo observado nos arredores das rodovias do Sol, da Leste-Oeste, Darly Santos e da avenida Carlos Lindenberg, no município vilavelhense.
Em outros dois bairros, ainda em Vila Velha, Rio Marinho e Vale Encantado, estão em construção 896 unidades habitacionais, dentro do padrão econômico, no programa Minha Casa, Minha Vida.
Outro dado que chama atenção é o potencial de vendas dos imóveis em Vila Velha. Conforme o Censo do Sinduscon-ES, 75,9% dessas unidades que estão sendo construídas já foram vendidas.
Vitória
A capital também tem bairro que desponta como o que vai receber o maior número de novas moradias nos próximos meses. É Jardim Camburi, o bairro mais populoso do Estado. São 1.136 novas unidades em construção. A maioria também são apartamentos de dois quartos.
A região que envolve bairros da Enseada do Suá, Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Helena, Santa Lúcia e Praia do Suá, também em Vitória, também tem recebido novas construções. No momento são 1.644 unidades, incluindo 128 de imóveis comerciais. Os apartamentos nessa região são de médio e alto padrão, com oferta de unidades com três e quatro quartos.
Serra
Na Serra, os bairros que se destacam em novas construções são Morada de Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Planalto de Carapina, Central Carapina, Santa Luzia, Jardim Tropical, Parque Residencial Laranjeiras. Na região estão sendo construídas 1.156 novas unidades habitacionais.