A pele masculina tende ser mais espessa e oleosa. Além disso, a barba também requer atenção especial
Por Mariah Friedrich
As rotinas de cuidado com a pele e a preocupação com a saúde e estética tem aumentado entre os homens nos últimos anos, apontam profissionais que atendem a clientela masculina, como a dermatologista Karina Mazzini. A especialista destacou cinco dicas para eles incluírem no dia a dia.
1 – Rotina básica: limpeza e proteção solar
Segundo a dermatologista Karina Mazzini, os passos essenciais do cuidado com a pele são os mesmos de uma pele feminina.
Primeiro, um bom sabonete para fazer uma boa higiene da pele, segundo, um produto para uso noturno que nutra e hidrate a pele, de preferência voltado para as características masculina, pois o hormônio da testosterona gera a tendência de uma pele mais grossa, oleosa e com poros mais abertos.
“Hoje em dia a gente tem produtos maravilhosos para isso tudo, para ser usado à noite. Durante o dia, lavar e usar a proteção solar, que para a grande maioria dos homens precisa ser incolor, ou seja, ele precisa sumir na pele, não pode ser oleoso nem ter cheiro”, recomenda a especialista.
2 – Limpeza sem ressecar
A maioria das peles masculinas são oleosas, então demandam uso de sabonetes que limpem profundamente a pele sem causar o efeito de ressecamento ou “rebote”. “Normalmente são aqueles sabonetes líquidos próprios para esse tipo de pele ou em gel”, descreve Karina Mazzini.
3 – Não descuidar da hidratação
A dermatologista aponta que um erro recorrente das pessoas com pele oleosa é pensar que não precisam ser hidratadas ou receber tratamentos de nutrição, mas a indicação é buscar produtos que atendam a essa função e também sejam formulados para esse tipo de pele.
“Hoje em dia a gente tem muita coisa bacana para usar, tanto em sérum como em loção oil-free, assim como em gel, para usar à noite. Existem muitos produtos em gel hoje que hidratam bastante a pele masculina. A base de tudo, vitamina C, niacinamida, ácido hialurônico e por aí vai”, explica Karina.
4 – Proteção contra a exposição solar
Além da usar o filtro solar, os homens que que buscam melhorar a aparência da pele devem se lembrar de reaplicar o protetor e usar acessórios como óculos escuros e chapéus nas ocasiões de exposição prolongada.
“Por exemplo, se ele corre na praia, faz atividade física ou tem uma profissão que demanda que fique ao ar livre, precisa além de renovar o filtro estar também com uma proteção externa, de preferência sempre um chapéu para proteger o couro cabeludo e a haste do fio”, orienta a dermatologista.
5 – Cuidados específicos ao barbear
Seja com aparelho elétrico ou lâmina, a dermatologista destaca que os homens devem evitar usarem sabão para se barbear.
“O ideal é usar um creme de barbear e usar lâminas sempre novas, pois isso torna menos traumático para a pele. Depois, é muito importante finalizar com uma boa loção pós-barba. Hoje temos umas linhas muito legais em farmácia comum”, comenta Karina Mazzini
Entre os produtos que prescreve com maior frequência para os pacientes, ela destaca a linha Orbe Man, da Mantecorp, que tem desde itens para barbear até filtro solar, que chama Episol Homem e tem como característica principal o toque seco e textura leve, com fator de proteção 45.