24.9 C
Vitória
quarta-feira, 17 abril, 2024

Projeção de inflação para 2018 cai pela segunda semana seguida

A previsão do mercado financeiro foi divulgada pelo Banco Central por meio do Boletim Focus e está abaixo do centro da meta de inflação.

É a segunda vez seguida que a projeção de inflação para 2018 apresenta queda. A informação foi divulgada pelo Boletim Focus desta semana, publicado pelo Banco Central. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,94% para 3,84%.

A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação está no centro da meta, em 4,25%. As informações são da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

A meta de inflação depende do ajuste da taxa básica de juros, a Selic, que está em 6,75% ao ano. O Copom do BC aumenta a Selic para conter a demanda aquecida. Isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Se o Copom diminui a taxa, estimula-se o consumo e a produção e perde-se o controle da inflação.

De acordo com a previsão das instituições financeiras, a Selic encerrará 2018 no atual patamar. e subirá ao longo de 2019, encerrando o período em 8% ao ano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA