19.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

4 castelos em estilo medieval para conhecer no ES

De Vitória ao Caparaó, capixabas se mostram apaixonados pelas construções da Idade Média

Por Mariah Friedrich

Apesar de distantes dos territórios europeus, onde os castelos são um legado da Idade Medieval, fortalezas inspiradas nesses tempos remotos chamam a atenção no Espírito Santo. Desde a Grande Vitória até o Caparaó, estas construções, erguidas com criatividade e determinação por seus proprietários, despertam a curiosidade de quem passa pelas localidades. Confira abaixo quatro castelos em estilo medieval encontrados no Estado.

- Continua após a publicidade -

Castelo de Loas, Vila Rubim

4 castelos em estilo medieval para conhecer no ES
Castelo de Laos, no Centro de Vitória – Foto por: Victor Leonel

Construído no alto do morro da Vila Rubim pelo enfermeiro aposentado e apaixonado pela Idade Média Luiz Antônio Santos, o “Castelo de Loas” contrasta com as casas simples da região com seus três andares decorados com criatividade pelo proprietário, que decidiu usar materiais inusitados para transportar os visitantes para um mundo fantástico.

O aposentado confeccionou brasões a partir de restos dos bancos do antigo Cinema São Luiz (que ficava localizado no Parque Moscoso) para adornar as paredes da sala, fez um lustre com aros de bicicleta, e complementou a decoração com figuras de bruxas, dragões e diversas estátuas, além de um aparador do século XVIII, que adiciona um toque de autenticidade e elegância ao espaço.

Castelo da Barra

4 castelos em estilo medieval para conhecer no ES
Castelo da Barra – Foto: Museu Vivo da Barra do Jucu

O Castelo da Barra foi erguido pelo mineiro Mauro Lima de Rezende ao longo de duas décadas, com materiais encontrados na rua e restaurados para dar vida à sua criação, que hoje é adornada com armaduras medievais, móveis de época e um acervo de peças raras. 

O local, que se tornou um símbolo de determinação e criatividade, reflete a jornada de Mauro, desde sua origem humilde até se tornar o guardião de sua própria fortaleza. Embora ainda não esteja aberto ao público, o proprietário planeja oferecer visitas guiadas para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes.

Além da construção do castelo, Mauro dedica-se à criação de uma vila medieval próxima, onde pretende receber os visitantes e promover a venda de produtos personalizados para financiar a manutenção do local. Sua preocupação com a preservação ambiental também se estende à comunidade, onde ele e sua família cuidam de uma praça transformada em um refúgio natural.

Castelo de Colatina

4 castelos em estilo medieval para conhecer no ES
Castelo de Colatina – Foto: Acervo pessoal Ronaldo dos Santos

O castelo inspirado na Era Medieval foi construído pelo servidor público Ronaldo dos Santos. O imóvel se tornou uma atração de Colatina com seus 12 metros de altura e 620 metros quadrados de área total.

A construção, que começou há cerca de 15 anos, foi inicialmente planejada como um chalé, mas a necessidade de se adaptar ao clima quente da região levou Ronaldo a optar por formas arredondadas, que eventualmente deram ao edifício a aparência de um castelo.

Atualmente, a família de Ronaldo reside na parte térrea, que já foi concluída e inclui sala, cozinha, quartos e banheiros em uma configuração de loft. As torres oferecem uma vista panorâmica, enquanto a área externa abriga diversos animais e árvores frutíferas, compondo uma verdadeira chácara.

Segundo Ronaldo, a decisão de transformar o projeto em um castelo foi praticamente acidental. Ele começou a notar que as formas arredondadas da construção lembravam estruturas medievais e decidiu incorporar detalhes característicos de castelos, como os “dentilhos” nas lajes superiores. 

“Não tinha essa pretensão de fazer castelo, as coisas foram acontecendo e nós ainda estamos em construção”, compartilhou o aposentado em entrevista ao site ES Brasil. 

A construção tem previsão para ser totalmente concluída em 2025, incluindo a instalação de uma cúpula de policarbonato.

Castelinho Santa Bárbara, em Ibitirama

4 castelos em estilo medieval para conhecer no ES
Castelo inspirado na arquitetura medieval virou atração do município no Caparaó – Foto: Divulgação

Em Ibitirama, região do Caparaó, o Castelinho Santa Bárbara, projetado pelo casal de aposentados Eraldo Amorim e Maria Joana Gonçalves Amorim encanta pela sua estrutura majestosa.

A construção possui quatro andares, nove quartos, duas salas, sete banheiros, três cozinhas e várias varandas e torres. Localizado às margens da ES 185, o castelo possui jardim com fonte e está cercado por uma paisagem natural, próximo a uma cachoeira e um rio. Embora não seja aberto para visitações, hospedagens ou ensaios fotográficos, o casal acolhe os curiosos que desejam fazer registros da construção.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -