28.3 C
Vitória
terça-feira, 10 DE dezembro DE 2024

3° Prêmio da Música Capixaba homenageia Alexandre Lima

Artista será lembrado e homenageado na cerimônia de premiação da música capixaba no dia 29 de outubro 

Por Jessica Coutinho

Com uma trajetória marcada por inovação e paixão pela música, Alexandre Lima é o grande homenageado do 3º Prêmio da Música Capixaba, que será realizado no dia 29 de outubro, às 19h, no Teatro Universitário da UFES.  

O tributo celebra o legado do artista, reconhecido por sua contribuição única à cultura ao se tornar precursor do “rockcongo”, um ritmo que mistura congo, reggae e pop, e que influenciou uma nova geração de músicos brasileiros e capixabas, além de levar as raízes musicais do Espírito Santo para o cenário internacional. 

Neste ano, 104 artistas, produtores e técnicos disputam o troféu em 26 categorias. Mais de 14 mil pessoas de mais de 300 cidades de todo o Brasil, votaram nos mais de 170 semifinalistas, entre artistas, instrumentistas, grupos, produtores, técnicos e projetos musicais de todo o Espírito Santo. Confira os indicados aqui.

- Publicidade -
3° Prêmio da Música Capixaba homenageia Alexandre Lima
Banda Manimal. Foto: Arquivo pessoal.

Alexandre Lima

Alexandre esteve à frente do Manimal, formada em 1986, composta pelos irmãos Alexandre e Amaro Lima, Fabio Carvalho, Federico Nicolai, Queiroz e Ronaldo Rosman. O grupo foi um marco na cena musical capixaba e brasileira, alcançando palcos nacionais e internacionais com seu ritmo que combinava gêneros como ticumbi, música eletrônica, samba e reggae, realizou mais de 30 shows na Europa e chegou a integrar a programação cultural da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.  

O sucesso da banda começou a disparar em 1996, quando ganharam o prêmio de “Melhor Arranjo” no Festival Nacional de Música de Alegre-ES, além de serem finalistas no prestigiado “Les Decouverts de RFI”, que destacou a Manimal como um dos melhores trabalhos de pesquisa musical da América Latina e Caribe.

No ano seguinte, lançaram seu primeiro CD, com faixas como “Tequila Brown” e “De Que Vale Tudo Isso?”. Já em 1998, foram eleitos “Revelação da Expo 98”, em Lisboa, Portugal, conquistando também os prêmios de “Melhor CD” e “Trilha Sonora Original” no Festival de Cinema do Maranhão. 

LEIA MAIS
Confira programação completa do 5º Marien Calixte Jazz Music Festival Confira programação completa do 5º Marien Calixte Jazz Music Festival - Festival apresenta programação gratuita com grandes nomes da música instrumental em formato híbrido Por Jessica Coutinho A 5ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival…
5ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival confirma primeiras atrações 5ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival confirma primeiras atrações - Festival instrumental gratuito acontece nos dias 7 e 8 de dezembro no Parque Casa do Governador Por Jessica Coutinho O Marien Calixte Jazz Music Festival,…

Após turnês pela Europa, a banda seguiu lançando novos trabalhos, incluindo o álbum “Espírito Congo” em 2002, e gravou seu primeiro disco ao vivo em 2005, no “Festival Oi Vitória Pop”, em Vitória. Músicas icônicas como “Encontrei” e “Água de Benzer” fizeram parte desse registro ao vivo, consolidando o nome da Manimal como referência na fusão de ritmos. 

Além do sucesso nos palcos, Alexandre Lima e a Manimal se destacaram por seu engajamento social, especialmente nas comunidades da Grande São Pedro e Ilha das Caieiras, com os projetos “Congo na Escola” e “Manimal na Escola”. Essas iniciativas contribuíram para a formação de grupos como o Congo Mirim e a Orquestra de Percussão Manguerê, reforçando o compromisso da banda com a transformação social por meio da música. 

Em 2008, a banda encerrou suas atividades após a morte do baterista Queiroz. Em 2013, Alexandre assumiu o cargo de secretário municipal de Cultura de Vitória, onde continuou a promover a cultura local. No entanto, sua carreira foi trágicamente interrompida por complicações de saúde, e em março de 2024, aos 54 anos, Alexandre Lima faleceu após uma década em coma, deixando um legado profundo na música capixaba e nacional. 

O Prêmio da Música Capixaba, realizado pela MM Projetos Culturais e pela Secult ES, com apoio da UFES e TVE, além de patrocínio da ArcelorMittal, reconhece a importância da cena musical do Espírito Santo e celebra a memória de grandes artistas como Alexandre Lima.

SERVIÇO   

3º Prêmio da Música Capixaba – Cerimônia de Premiação 
Quando: 29 de outubro, a partir das 19 horas 
Onde: Teatro Universitário da Ufes, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória 
Transmissão ao vivo pela TVE 

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -