27.1 C
Vitória
domingo, 5 dezembro, 2021

240 mil contribuintes ainda não declararam IR no ES

Prazo para enviar declaração foi prorrogado até o dia 31 de maio. No Espírito Santo, 240 mil contribuintes ainda não declararam IR

por Samantha Dias, com informações da Agência Brasil

Faltando dez dias para terminar o prazo, 240 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda no Espírito Santo até esta sexta-feira (21). De acordo com a Receita Federal, no Espírito Santo, são esperadas 636 mil declarações.

Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até as 23h59min59s do próximo dia 31. A data limite foi adiada em um mês para suavizar as dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia de covid-19.

Assistente virtual

Com o prazo para entrega da declaração chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.O Assistente Virtual está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.

O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.

Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade