29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

23º Festival de Cinema de Vitória já está nas telonas

Dira Paes será a grande homenageada nessa maratona cinematográfica com 12 mostras que totalizam em torno de 47 horas de exibição. 

O clima é de ansiedade cultural em Vitória, que nos próximos seis dias será a capital nacional do cinema. Começa nesta segunda-feira (14) e vai até o próximo sábado (19), o 23ª edição do Festival de Cinema de Vitória, uma maratona cinematográfica com 12 mostras competitivas e não competitivas, com mais de 100 filmes, que totalizam em torno de 47 horas de exibição, todas com entrada gratuita.

- Continua após a publicidade -

Uma programação diversificada e gratuita com as mais recentes realizações do cinema brasileiro nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação, além de atividades de formação para todos os públicos na cidade de Vitória (ES). As exibições do Festival serão sediadas no Teatro Carlos Gomes, no Centro, no Cine Metrópolis e no Prédio de Multimeios (Bob Esponja)/Ufes, em Goiabeiras, e no Hotel Senac Ilha do Boi. O evento inclui ainda oficinas, debates, lançamentos e homenagens. 

A programação desta segunda-feira tem início às 14h, com a 3ª Mostra de Animação, que traz uma seleção da recente produção brasileira de filmes de animação. A Cerimônia de Abertura será às 19h, seguida da exibição do curta capixaba Eclipse Solar, do diretor Rodrigo de Oliveira. A ficção é uma co-produção da Galpão Produções, que acompanha o reencontro de mãe e filho, numa circunstância atípica, em que ela recobrou a guarda de seu filho.

23º Festival de Cinema de Vitória já está nas telonas

Dira Paes – Aos 15 anos de idade, ela pisou a primeira vez em um set de cinema atuando na produção britânica “A Floresta das Esmeraldas”, de John Boorman. De lá pra cá, essa aguerrida defensora dos direitos humanos, integrou o elenco de cerca de 40 filmes e em outros 15 trabalhos na televisão, o que lhe rendeu cerca de 30 prêmios. Com 47 anos completos no último mês de junho, essa paraense conquistou o coração do público brasileiro com interpretações cômicas e dramáticas, emprestando sua beleza mestiça e seu carisma a personagens como a cangaceira Dadá no filme “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry, ou a ingênua e engraçada Solineuza, do seriado “A Diarista”.  Seu último trabalho na TV foi interpretando a professora Beatriz na novela “Velho Chico”. 

Integram o Festival, as seguintes atividades: 20ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens; 6ª Mostra Competitiva de Longas-metragens; 5ª Mostra Foco Capixaba; 5ª Mostra Corsária; 6ª Mostra Quatro Estações; 17º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 3ª Mostra de Animação; 3ª Mostra Outros Olhares; Mostra Mulheres no Cinema; Mostra Cinema e Negritude; Mostra Petrobras 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação; Viradão Novo Cinema de Horror; Oficinas; Debates e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público; e Lançamentos de DVDs, livros e outras publicações. Este ano o Festival rende homenagem atriz Dira Paes, ao ator e bailarino Markus Konká e ao diretor de filmes de animação Otto Guerra.

23º Festival de Cinema de Vitória já está nas telonas

Este ano o festival contará com um time de primeira de apresentadores, entre eles o jornalista, ator e cronista Jace Theodoro. “Há tempos o festival de Vitória se firmou como exemplo de arte para todos na cidade, já que a entrada é franca e todos podem ter acesso aos filmes. Importante também é a continuidade, mesmo que a duras penas por falta de patrocínio muitas vezes, e mesmo assim as produtoras mantém o nível e a perseverança pra que Vitória continue atraindo atenção não só do público capixaba, mas do Brasil”, avalia. 

Completam o time de apresentadores, a atriz capixaba Suely Bispo, que interpretou Doninha, em “Velho Chico”, a atriz e compositora Letícia Persiles, protagonista na novela “Amor Eterno Amor” (2012), interpretando a personagem Miriam Allende; Bel Kutner, a Helena Ferraz de “Anjo Mau” (1997) e Maria Gonzaga do Amaral, na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999). Fazem parte da lista o ator Anderson Müller, que interpretou Abel, em “Caminho das Índias” (2009), e Murat, em “Salve Jorge”  (2012); a colunista Renata Rasseli; e o ator e modelo Cláudio Andrade, que viveu o caipira Luciano de “Corações Feridos”, novela no SBT e participou por mais de dois anos do “Zorra Total”.

Ao final da programação, o Festival de Cinema de Vitória premia as melhores produções que concorrem nas suas mostras. Ao todo, na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas e prêmios adicionais. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

O Festival de Cinema de Vitória pretende contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, o fortalecimento dos profissionais capixabas e a democratização do acesso da população aos bens culturais. Ao longo desses vinte e três anos, o Festival também estimula a formação de um público consumidor de cultura crítico e diverso. O evento é realizado pela Galpão Produções em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

A 23ª edição do Festival Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. São apoiadores a Caixa Econômica Federal, a ArcelorMittal Tubarão, a Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan) e o Governo do Estado do Espírito Santo. O evento ainda conta com o apoio cultural do Instituto Sincades e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e com o apoio institucional da Mistika, da DOT, da Cinecolor, do Canal Brasil e da Universidade Federal do Espírito Santo. Confira a programação aqui

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA