24.9 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Comércio é destaque na geração de empregos em setembro

Quase 2 mil empregos foram registrados pelo comu00e9rcio no EstadoO Espírito Santo foi destaque na geração de empregos em setembro. Foram registrados 3.454 empregos formais no mês, número 34,92% superior ao verificado no mesmo período em 2010, quando o resultado foi de 2.560 postos de trabalho, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho divulgados nesta terça-feira (18).

Com o mês de setembro, no acumulado dos nove meses do ano de 2011, o Espírito Santo gerou 32.228 empregos formais. O grande destaque das contratações no mês de setembro foi o setor de comércio, contratando 1.950 profissionais. O segundo melhor desempenho ficou por conta do setor de serviços que acrescentou 1.838 empregos. “O setor terciário é o primeiro a sentir as movimentações da economia, com o aumento nos postos de trabalho, só temos a comemorar. A partir de outubro as lojas já começaram a contratar temporários para as vendas de fim de ano e esperamos um saldo ainda melhor nos próximos levantamentos”, comemora o presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri.

- Continua após a publicidade -

O Espírito Santo ficou acima da realidade média nacional em setembro. No país, foi registrada queda no número de emprego formais em setembro na comparação anual. Foram abertas 209.078 vagas formais em 2011, uma redução de 15,3% frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram criados 246.875 empregos.


Aumento nos investimentos

Apesar de ter caído 2,6% em setembro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio na Grande Vitória, divulgado pela Fecomércio-ES, ainda se encontra no patamar de otimismo, em 129,6 pontos (considerando que o índice varia entre 0 e 200, em que abaixo de 100 significa pessimismo e acima de 100 otimismo). O índice geral poderia ter sido mais afetado negativamente se não fosse o aumento nos investimentos. Com a proximidade das vendas de final de ano, os comerciantes continuam contratando e aumentando estoques. Os indicadores de Investimentos cresceram: a contratação de funcionários cresceu 6% e o nível atual de estoques cresceu 8%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA