Editora LeYa Brasil lança Previsões de um cego

A editora LeYa Brasil lança Previsões de um cego, novo romance de Pedro Maciel. A narrativa, que explora o universo onírico e inconsciente, conta a história de um homem aprisionado num hospital psiquiátrico. Esse homem escreve um livro – ou ao menos acredita nisso. Mas ele não sabe quem é. Não sabe do seu passado nem do seu futuro. Tudo o que sabe é o que escuta no próprio hospital. Dizem que ele está perdendo a memória.

Em Previsões de um cego, o leitor penetra no universo desse personagem complexo por meio de uma experiência radical de linguagem, que mistura poesia, filosofia e divagações existenciais. O drama do personagem é o da própria humanidade, que, quer admita ou negue, vive num mundo de incertezas.

Para Pedro Maciel, a literatura é a arte da provocação. Para ele, o que importa é a maneira de narrar os fatos mais banais do cotidiano, expressando o divino escondido no comum, criando uma maneira nova de dizer o que já foi dito. Morto o modelo tradicional de ficção em prosa – limitado ao fluxo do consciente -, o autor explora o universo inconsciente por meio das percepções de mundo de um homem que, sem memória, tateia cego pelo tempo em busca de si mesmo.