24.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Saiba como aumentar seu lucro fazendo o investimento certo

Saiba como aumentar seu lucro fazendo o investimento certoConheça melhor o trabalho dos personal trainers financeiros, que podem ajudar você a investir de maneira correta e aumentar seu capital.

Como bem diz a sabedoria popular, “quem tem dinheiro faz dinheiro”. E escolher a melhor maneira de investir pode se tornar uma tarefa difícil para muitas pessoas. Então, por que não contar com a sabedoria de um profissional especializado em investimentos financeiros? Muitos homens de negócios têm procurado a ajuda de uma espécie de personal trainer financeiro. Também conhecidos como consultores financeiros ou de investimentos, esses profissionais vêm ganhando o mercado capixaba, e podem ajudar – e muito – quando o assunto é fazer dinheiro.

- Continua após a publicidade -

O serviço surgiu nos Estados Unidos há 25 anos, com o nome de personal financial advisor (consultor financeiro pessoal, na tradução). No Brasil, os planejadores financeiros aportaram há pouco mais de uma década e, até pouco tempo atrás, esse era um serviço muito elitizado. Hoje, o trabalho dos consultores está ao alcance de qualquer pessoa que deseja investir.

Uma das funções dos consultores financeiros é ajudar a planejar a vida econômicofinanceira de seus clientes, orientando-os sobre como cortar gastos desnecessários e se livrar das dívidas, para conseguir separar parte dos rendimentos para aplicação. Esses profissionais ainda podem analisar a carteira de investimentos do cliente, e ajustá-la para que ele consiga atingir seus objetivos. O consultor pode apenas indicar quais as melhores opções de investimento (ações, dólar, imóveis etc.), aconselhando os clientes, ou trabalhar como gestor de finanças, aplicando ele mesmo o dinheiro para o cliente que preferir essa comodidade.

De acordo com o diretor da Corretora Valor Investimentos, Paulo Henrique Corrêa, a ação do consultor vai se basear nos objetivos traçados pelo cliente. “Cada pessoa possui um objetivo diferente, um sonho diferente, seja ele comprar imóveis, ou levar o filho para estudar no exterior, por exemplo. Dependendo do que o cliente pretende, o consultor vai orientá-lo a buscar uma forma de poupar recursos, para que ele consiga atingir esses objetivos”, explica o diretor.

O consultor de investimentos trabalha orientando os clientes, no caso os investidores: mostra as modalidades de investimentos que eles têm à sua disposição (desde poupança até ações de fundos imobiliários), quais os riscos que cada aplicação traz consigo, e as perspectivas de prazos e retornos.

Para Correa, a atividade de um consultor financeiro pode ser dividida em duas partes. A primeira etapa é o planejamento, onde o cliente define essas metas financeiras. A partir daí, é posto em prática o segundo passo, que é a aplicação dos recursos do cliente, dependendo das metas definidas por ele.

Lucros
O diretor da corretora também explica que o aumento no lucro que a consultoria de investimentos pode proporcionar ao investidor varia muito de acordo com o perfil de cada cliente. Os mais conservadores, que geralmente investem em fundos de renda fixa, costumam ter uma rentabilidade menor. Já os clientes mais ousados conseguem rentabilidades maiores, investindo em modalidades como a bolsa de ações, que apresentam maior risco.

E o serviço não é restrito a pessoas físicas. Diversos tipos de empresas utilizam os serviços de consultoria financeira no Espírito Santo, desde aquelas que lidam com o mercado financeiro até as da indústria e do comércio varejista. Corrêa conta que muitas empresas privadas contratam a consultora para ajudar a resolver a vida financeira de seus funcionários: “Como funcionários sem problemas financeiros têm menos preocupações, e conseguem trabalhar melhor, essas empresas buscam nossa consultoria para seus empregados”, afirma.

A corretora também faz acordos com entidades de classe, como sindicatos, conselhos e associações. Nesses acordos, a porta de entrada do cliente costuma ser um curso ou palestra de educação financeira, oferecido gratuitamente pela Valor Investimentos. A partir daí, caso a pessoa demonstre interesse, pode contratar os serviços da consultoria.

Corrêa explica que a empresa onde trabalha não cobra pelos serviços de consultoria. “A corretora, que é uma facilitadora entre o cliente e as instituições financeiras, é remunerada pelos títulos, pelas taxas de valores imobiliários, por exemplo. Uma parte do que o cliente gasta para investir já vai para a corretora. São as taxas de administração, que são cobradas também nos bancos, quando o cliente decide investir diretamente, sem a orientação de um consultor financeiro”. Para ele, a vantagem de trabalhar com um consultor é que ele sabe quais são as aplicações com taxas de administração mais baixas, e por isso costumam conseguir melhores rentabilidades que os bancos.

Além disso, as consultorias conseguem identificar oportunidades mais ousadas de investimentos, enquanto as instituições financeiras costumam atrelar suas orientações a fundos de renda fixa, por exemplo – mais seguros, porém com rendimentos menores. Os bancos também tendem a oferecer aos clientes os seus próprios produtos, enquanto os consultores apresentam diversas opções de instituições onde investir.

Todas essas vantagens fizeram Antônio José Barbosa das Neves procurar os serviços de consultoria de investimentos. Contador, ele explica que se viu sem tempo para cuidar de suas finanças pessoais, e decidiu buscar a orientação de um consultor. “Não tenho tanto tempo para ficar fazendo as operações direto no mercado, então decidi procurar os serviços de consultoria. Como eles trabalham basicamente com isso, eles estão sempre por dentro das variações, estão bem informados, o que me dá a possibilidade de fazer alterações in loco nos meus investimentos”, esclarece Barbosa.

Segundo o contador, as mudanças depois que passou a utilizar os serviços foram evidentes. “Trabalhar com a consultoria me dá segurança para fazer as operações, tanto a médio quanto a longo prazo, porque eles estão sempre bem informados sobre qual é o melhor investimento. Além disso, são pessoas da minha confiança. Atualmente os meus investimentos estão mais no mercado de ações e no mercado de futuros, mas estou tentando entrar também no mercado de renda fixa, orientado por eles”, afirma.

Os investidores que querem mais comodidade têm à sua disposição ainda o serviço das gestoras de investimentos. Um bom exemplo no estado é a InvestCapital que não só orienta, como também gerencia os recursos de seus clientes.

Renan Lima, economista que trabalha na gestora, esclarece que os serviços prestados são mais direcionados ao mercado acionário. De acordo com ele, a maioria dos clientes são pessoas físicas, que buscam orientação para investir seu capital.

Diferente da consultoria feita pela Valor Investimentos, na InvestCapital é cobrado um valor pelo gerenciamento dos recursos. A taxa, calculada sobre o patrimônio investido, é fixa e, dependendo do tipo de investimento, são cobradas ainda alíquotas variáveis. Para investir na bolsa de ações, usando os serviços da gestora, o cliente tem que pagar uma taxa de performance de 20%, por exemplo.

A gestora ainda possui um serviço para quem deseja investir no mercado de ações, mas não possui o capital mínimo necessário. Na InvestCapital, existe um clube de investimentos onde os montantes dos clientes são gerenciados de maneira conjunta, como se fossem um só investimento. Lima conta que a rentabilidade desse clube pode ser muito alta, com percentuais de rendimento maiores que o do Ibovespa, por exemplo.

Saiba mais
Para que você possa entender melhor o trabalho dos consultores financeiros, e saiba como pode organizar melhor suas finanças, a Valor Investimentos oferece palestras gratuitas sobre o assunto. Você pode se inscrever e conferir o cronograma dos próximos eventos no site, clicando aqui.

Outra boa dica é ler o livro “Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro”, de Mauro Halfeld.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA