24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

18º Vitória Cine Vídeo é destaque na próxima semana

Deborah Secco u00e9 estrela do curta "Assim Como Ela"

Começa na próxima terça-feira (7) o 18º Vitória Cine Vídeo, que tem como objetivo apresentar, de forma democrática, o que há de novo no audiovisual brasileiro, sem deixar de lado a produção cinematográfica no Espírito Santo.
O evento, que segue até o dia 12, na Fábrica do Trabalho, em Jucutuquara, contará com uma uma programação extensa.

Longas estreiam na mostra competitiva do 18º Vitória Cine Vídeo
Pela primeira vez, os longas entram na mostra competitiva e vão disputar o Troféu Marlin Azul na categoria Melhor Diretor. Das 40 produções inscritas, o 18º Vitória Cine Vídeo elegeu cinco filmes: “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz; “Transeunte”, de Eryk Rocha, “Sudoeste”, de Eduardo Nunes; “Casa 9”, de Luiz Carlos Lacerda, e “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper.

- Continua após a publicidade -

O filme que vai abrir a mostra de longas, no dia 7 de novembro, às 21 horas, é “O Abismo Prateado”, exibido na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, no Festival de Cinema de Toronto e no Festival do Rio 2011. Com produção da RT Features, “O Abismo Prateado” é estrelado por Alessandra Negrini. No dia 8 é a vez de “Transeunte”, que conta a história de um aposentado que observa o vaivém e os conflitos do dia a dia nas ruas do Centro do Rio. Já no dia seguinte será exibido “Casa 9”, um documentário carioca que remete aos anos 70 na Vila de Botafogo. No dia 10, será a vez de “Sudoeste”, e fechando, no dia 11, a mostra vai exibir “Vou Rifar Meu Coração”, com Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Wando e outros artistas que conquistaram o público amante da música romântica.

Mostra de curtas exibe 34 obras audiovisuais
O evento deste ano elegeu 34 curtas para participar da mostra competitiva. Ao todo, foram inscritas 724 produções. Nesta edição, há quatro curtas do Espírito Santo: “Ilhas Cayman”, de Gabriel Perrone; “Uma”, videoarte de Alexandre Barcelos; “Raquetadas para Glória”, de Juliano Enrico e Raul Chequer, e “Boi Malhado”, documentário de Tiago Ribeiro. Destaque ainda para “Assim Como Ela”, com Deborah Secco. A ficção de Flora Diegues conta a história de América, uma famosa atriz brasileira, que transforma sua crise existencial em um espetáculo assistido de perto por sua maior fã.
A mostra competitiva de curtas, que conta ainda com produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Bahia e outros estados, será realizada de 7 a 11 de novembro.

Chance de ver roteiro virar filme

O Vitória Cine Vídeo também promoverá este ano o 13º Concurso de Roteiro Capixaba, que tem como objetivo estimular a formação audiovisual e viabilizar a produção de curtas-metragens capixabas. O roteiro premiado será conhecido no encerramento do festival, no dia 12 de novembro. O ganhador verá seu roteiro virar filme. Realizado pela Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o concurso permite a participação de roteiros inéditos de autores capixabas residentes no Espírito Santo ou de qualquer pessoa que comprove residir no Estado há mais de cinco anos. O filme resultante do concurso deverá ser lançado durante o 19º Vitória Cine Vídeo, em 2012.

Roberto Carlos será homanageado
Um dos maiores nomes da música brasileira e filho ilustre do Espírito Santo, o cantor e compositor Roberto Carlos será o grande homenageado do evento. Junto com a homenagem, o cantor ganhará uma mostra com filmes dos quais foi protagonista. Serão exibidos três longas-metragens dirigidos por Roberto Farias.
A Mostra Roberto Carlos no Cinema vai acontecer dentro do festival, nos dias 8, 9 e 10, das 14h às 16h, no mesmo local da programação oficial. O público vai assistir aos longas “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa” e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora”, todos do gênero de aventura e produzidos entre os anos de 1968 e 1972.

Patrícia Pillar receberá o Troféu Marlin Azul

A atriz e diretora Patrícia Pillar também será homenageada no 18º Vitória Cine Vídeo. A artista estará em Vitória no dia 9 de novembro, quando receberá o Troféu Marlin Azul, em cerimônia com início às 19 horas. Patrícia também será prestigiada com uma obra que relata sua trajetória de vida e profissional, escrita pela jornalista e designer capixaba Sandra Medeiros. Em quase 30 anos de carreira, Patrícia Pillar não para um instante. Acumula mais de 40 trabalhos no teatro, no cinema e na televisão, e coleciona prêmios, sendo um dos mais recentes por sua atuação na novela “A Favorita” (2008).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA