22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

1500 vagas para cobradores de ônibus tirarem carteira de motorista

Programa CNH Requalifica está oferecendo 1500 vagas para cobradores de ônibus do Sistema Transcol conseguirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Por Samantha Dias 

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) lançou o programa CNH Requalifica que está oferecendo gratuitamente 1500 vagas para cobradores de ônibus do Sistema Transcol conseguirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

- Continua após a publicidade -

Desde o ano passado, os ônibus do Transcol circulam sem cobrador e os profissionais foram afastados de suas funções. O programa CNH Requalifica, segundo o governo, é para oferecer nova qualificação e novas oportunidades a esses profissionais.

O total de vagas será divididos em três etapas até o final de 2022, com a abertura de 500 vagas em cada etapa. Os antigos cobradores indicados pela Semobi realizarão o processo de Primeira Habilitação custeado pelo Detran|ES nas categorias “B” (carro) ou “AB” (moto e carro). Os contemplados vão realizar de forma gratuita os exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas, além dos exames necessários para a obtenção da CNH.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, afirmou que as CNHs referentes ao programa já serão emitidas com a observação “Exerce Atividade Remunerada (EAR)”, necessária para condutores utilizarem veículos como instrumento de trabalho. Uma das possibilidades é trabalhar como motorista ou motoristas de aplicativos, por exemplo.

Como se matricular

Os cobradores do sistema Transcol indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) para a Semobi deverão fazer a matrícula no site da Secretaria (www.semobi.es.gov.br) ou no do Detran (www.detran.es.gov.br).

Os indicados vão preencher os dados e saber em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários que deverá providenciar. Após esta etapa, o interessado dará continuidade a todos os passos do processo regular de Habilitação, incluindo aulas e provas, para obter a CNH por meio do programa estadual.

Com informações do Governo do Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA