Você já imaginou como seria um grupo de estudantes do Ensino Médio criando e administrando uma empresa? Pois é exatamente isso o que fazem os cerca de 600 jovens inseridos no Programa Miniempresas, da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES). Para mostrar o desenvolvimento do seu trabalho, os alunos vão promover a 13ª Feira de Miniempresas, que será realizada no dia 20 de agosto, no Espaço da Balaustrada do L3 do Shopping Praia da Costa, no período de 10 às 22 horas. Estarão à venda os produtos criados e confeccionados pelos próprios estudantes.
Para iniciar a miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então eles começam a fabricar a mercadoria para partir para as vendas. “Nosso objetivo é mostrar para os jovens como funciona uma empresa no dia-a-dia e despertar o espírito empreendedor de cada um deles. Na miniempresa, eles são os responsáveis por tomar decisões sobre margem de lucro, definir estratégias de marketing, logística de distribuição, cotação de preço de matéria prima e fazer reuniões de diretoria”, explica a diretora executiva da AJA-ES, Andressa Abreu.
Os estudantes ainda contam com a ajuda e com a experiência de profissionais voluntários, que ensinam noções de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Depois, eles apenas acompanham o andamento do negócio, que já é totalmente administrado pelos alunos. Cada miniempresa possui cerca de 25 sócios, que escolhem o presidente e um diretor para cada área. Nesse ciclo, 21 miniempresas de alunos de escolas públicas e particulares da Grande Vitória e do interior estão inseridas no programa, que dura aproximadamente quatro meses.
Produtos
Antes de realizar a pesquisa de mercado, os jovens fazem um brainstorm (tempestade de idéias) para escolher as melhores sugestões de produtos. Depois de filtradas, as idéias passam pela pesquisa, que indica qual o melhor produto a ser comercializado, o que terá maior aceitação. Nessa edição do programa, os produtos vão desde caixas em MDF, arranjo de flores, organizador de jóias, até palha italiana, bolsa ecológica e ainda abajur, entre outros. Em 2010, os alunos ganharam cerca de R$ 5mil durante a Feira, na venda de 21 produtos.
Sobre a Junior Achievement
A associação foi criada há 91 anos nos Estados Unidos por empresários, e está hoje presente em mais de 123 países. No Brasil, existe há 28 anos. Os programas já beneficiaram milhões de jovens em todo o mundo, com a colaboração financeira de empresas, fundações e pessoas.