O Consórcio Sul e Sudeste (Cosud) é uma conferência destinada a contribuir para cooperação política e econômica entre Estados do centro-sul do País
Por Otávio Gomes*
A abertura da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) aconteceu na quinta-feira (8). O evento é realizado até sábado (10) em Pedra Azul, no município de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo, e contou com a presença de autoridades regionais e nacionais para tratar dos temas mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública.
A solenidade, aberta pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, teve a participação de outros 5 governadores das regiões Sul e Sudeste do país, além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Casagrande falou sobre as potencialidades turísticas do Espírito Santo e da região de Pedra Azul e destacou as novas possibilidades de diálogo institucional entre as administrações dos Estados do centro-sul do Brasil inaugurada pelo Consórcio.
“O Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem essa visão porque os estados ganharam um protagonismo que no passado não tinham. Os governadores tiveram que gerenciar crises históricas nunca antes enfrentadas, como a pandemia. Passamos a ter tarefas importantes e se os nossos estados funcionarem adequadamente, conseguimos de fato melhorar a vida dos brasileiros. O Cosud se organiza com o intuito de consolidar no País um projeto que seja inclusivo e que todas as regiões possam ser organizadas e equilibradas”, afirmou o mandatário capixaba.
A cerimônia também contou com falas breves dos governadores Jorginho Mello (SC), Eduardo Leite (Rs), Romeu Zema (MG), Tarcísio de Freitas (SP) e Cláudio Castro (RJ), além do ministro Lewandowski. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, chegará ao evento nesta sexta (9).
Propostas para a Segurança
Em sua fala, o ministro Ricardo Lewandowski defendeu uma ampla discussão sobre a proposta do Governo Federal incluir a hierarquização da Segurança Pública na Constituição Federal. “A Segurança Pública, assim como a Saúde e a Educação, merece ser colocada na Constituição, para permitir que a União tenha um papel maior na coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, que por ter sido criado por uma lei ordinária não tem o condão de promover a integração dos entes federados, dos 27 estados membros da federação, mas também dos mais de cinco mil municípios do nosso país”, comentou o ministro.
A programação do Cosud Pedra Azul segue nesta sexta-feira (09) com a realização de 14 grupos de trabalho (GTs) com a participação de secretários estaduais das duas regiões. Os temas que serão trabalhados pelos GTS foram divididos em:
1. Agricultura e Pecuária
2. Defesa Civil e Meio Ambiente
3. Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos
4. Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres
5. Educação
6. Esportes
7. Governança, Procuradoria e Planejamento
8. Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
9. Inovação e Governo Digital
10. Saúde
11. Segurança
12. Turismo
13. Fazenda, Previdência e Controladoria
14. Cultura
*Sob supervisão de Erik Oakes