26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Novo coronavírus: 11 casos são confirmados no ES

Segundo a Sesa, dos 497 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento, 11 são confirmados. Além disso, 114 foram descartados

Já são 11 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), o governador Renato Casagrande informou que os registros são de pacientes que retornaram de viagens ao exterior, inclusive um deles veio da Itália.

Segundo o Centro de Operações Estratégicas (COE), administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram contabilizados 497 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado. Destes, 114 foram descartados.

- Continua após a publicidade -

Dos 11 casos confirmados, 10 se concentram na Região Metropolitana e um em Linhares, região central do Estado. Além disso, apenas um deles foi confirmado como transmissão local – quando é transmitido no mesmo espaço.

Vale lembrar que o primeiro caso de coronavírus confirmado no Espírito Santo foi uma mulher de 37 anos que já cumpriu isolamento domiciliar e foi liberada.

Brasil

O número de pacientes contaminados pelo novo coronavírus no Brasil é alarmante. Até o momento, 428 casos estão confirmados. A maioria está concentrada em São Paulo (240) e Rio de Janeiro (45). Ao todo, são 11.278 casos suspeitos e 1.841 descartados.

Também foram registradas três mortes, sendo de homens de 61, 81 e 85 anos, de acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo. Um deles residia em Jundiaí e os outros na capital e todos eles foram atendidos em hospitais particulares.

A primeira morte foi confirmada na terça-feira (17). O homem de 62 anos foi internado em um hospital particular e tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática — aumento benigno da próstata, comum em homens mais velhos.

Como prevenir?

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA